Ni-ji-sê-son.
Nesse Momento
Ju-san mai.
O Buda levantou-se
An jô-ni-ki-.
serenamente da sua meditação
Gô-shari- hôtsu.
e dirigiu-se a Sharihotsu, dizendo:
Shô-bú´ ti-ê.
“A sabedoria dos budas
Jin jin mu-lhô.
é infinitamente profunda e imensurável.
Gô-ti-ê-mon.
O portal desta sabedoria é difícil de compreender
Nan guê-nam nhu-.
e de transpor.
Í sai shô-mon.
Nenhum dos homens de erudição
Hyaku shi-butsu.
ou de absorção
Shô-fu-nô-ti.
é capaz de compreendê-la”.
Ni-ji-sê-son.
Nesse Momento
¢ Com relação a frase “Nesse momento”, que abre o capítulo, o presidente Toda explicou:
“(...) O tempo, no sentido aqui expresso, refere-se ao momento em que um Buda, percebendo a ansiedade das pessoas em ouvi-lo, aparece a fim de expor seu ensino.”
¢ Também corresponde o tempo que Nitiren Daishonin iniciou sua grande luta para salvar toda a humanidade.
¢ E podemos dizer também que indica o tempo que os discípulos de Daishonin levantam-se unidos ao mestre para realizar o Kossen-rufu.
Ju-san mai.
O Buda levantou-se
An jô-ni-ki-.
serenamente da sua meditação
¢ Sakyamuni levanta-se serenamente de sua profunda meditação (samadhi, corresponde a praticar o Gongyo e recitar o Daimoku) e começa a expor o ensino do Sutra de Lótus. Isso não significa que nos Últimos Dias da Lei as pessoas devam isolar-se nas montanhas e florestas mas sim lutar em meio à sociedade para possibilitar que todas as pessoas atingissem a suprema iluminação.
¢ Essa forma de pregar, em que o Buda expõe a Lei por iniciativa própria sem nenhuma indagação, é chamada “pregação espontânea”. A luta de Daishonin durante toda sua vida corresponde à prática de zuijii (ato de “propagar a Lei de acordo com a habilidade de cada um”. “Pregação espontânea” e “zuijii” são praticas executas pelos Budas que indicação ação autônoma e automotiva.
¢ Não importa se suas palavras são simples, ou se os senhores não falam com brilhantismo; o importante é orar sinceramente e com determinação para que os outros sejam felizes e que falem sinceramente a essas pessoas a grandiosidade do budismo.
Gô-shari- hôtsu.
e dirigiu-se a Sharihotsu, dizendo:
Shô-bú´ ti-ê.
“A sabedoria dos budas
Jin jin mu-lhô.
é infinitamente profunda e imensurável.
¢ A sabedoria dos budas é “infinitamente profunda” porque ela atinge a verdade fundamental da vida.
¢ É “imensurável” porque sua luz ilumina tudo completamente.
¢ Sakyamuni não está louvando a sabedoria do buda para afirmar somente que o Buda é grandioso. Na realidade ele está propondo que “Todos vocês também devem fazer esta mesma sabedoria de Buda brilhar em sua vida e serem felizes.” Também significa a sabedoria do Nam-myoho-rengue-kyo é infinitamente profunda e imensurável.
Gô-ti-ê-mon.
O portal desta sabedoria é difícil de compreender
Nan guê-nam nhu-.
e de transpor.
¢ A passagem “O portal dessa sabedoria é difícil de compreender e de transpor” refere-se ao “portal da fé” no Gohonzon. Transformando fé em sabedoria, podemos entrar pelo “portal dessa sabedoria”. Nitiren Daishonin diz que a sabedoria significa Nam-myoho-rengue-kyo.
¢ O portal para chegar à sabedoria do Nam-myoho-rengue-kyo é o “portal da fé”.
¢ Se acreditamos no Gohonzon e nos dedicamos à prática e ao estudo como Nitiren nos ensina, podemos desenvolver um estado de vida de suprema felicidade.
Í sai shô-mon.
Nenhum dos homens de erudição
Hyaku shi-butsu.
ou de absorção
Shô-fu-nô-ti.
é capaz de compreendê-la”.
¢ Sakyamuni anuncia que a vasta sabedoria dos budas não pode ser sondada pela sabedoria superficial dos homens de erudição e absorção, ou seja, as pessoas dos dois veículos.
¢ Sharihotsu, um dos homens de erudição, é conhecido como o mais notável em sabedoria dentre os discípulos do Buda. Ele era insuperável entre os intelectuais.
¢ Os homens de erudição conseguiram acesso ao portal da suprema sabedoria dos budas não por meio de sua própria sabedoria superficial, mas sim pela fé.