Budismo
INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM DO SUTRA DO LÓTUS - 2ª parte
Antes de iniciar esta postagem, quero esclarecer algo que irá sem dúvida nenhuma causar muita polêmica, principalmente entre os nichirenistas mais ferrenhos, para auxiliar e esclarecer o entendimento do sentido figurado dos sete tesouros, que adornam ou compõe, desde tigelas de mendicância ofertadas pelos bodhisattvas a diversos buddhas citados no Sutra do Lótus até o adorno da torre (stupa) de tesouros citada no capítulo XI, vou recorrer a um sutra da tradição Theravada, o Dhana Sutta, muitos, tenho quase certeza, até me classificarão como herege, por citar um sutra theravada, mas ao longo dos anos em que me dedico ao estudo do Sutra do Lótus, sempre ouvi inclusive de meus mestres, que é impossível estudar e entender o Sutra do Lótus, sem recorrer ao estudo de outros sutras menos sintéticos, pois é isso na realidade que o Sutra do Lótus representa: uma síntese de todos os oitenta e quatro mil ensinamentos proferidos pelo Buddha Shakyamuni durante seus mais de quarenta anos de predicação. Por exemplo, não se consegue entender o sentido da vacuidade dos fenômenos, várias vezes citado no Sutra do Lótus, sem o estudo do Sutra da Essência da Perfeição da Sabedoria (sansc.: Prajñaparamita Hrdaya Sutra, jap.: MAKA HANNYA HARAMITTA SHINGYO), pois dentro do Sutra de Lótus só se faz citações sobre esse conceito.
Bem, dito isto vamos saber quais são os sete tesouros: "ouro; prata; lápis-lazúli; madrepérola; ágata; peróla e coral, e são eles associados aos "sete tesouros" que vocês irão conhecer através da leitura do sutra que será transcrito abaixo. Mas antes gostaria de apresentar uma das partes do Sutra do Lótus em que eles são utilizados como figura de linguagem para "adornarem" ou "comporem" através de sua combinação, tigelas de mendicância, que na realidade são uma outra linguagem figurada usada pelo Buddha, para representar uma quantidade muito grande de seres, que adotaram o modo de vida de Sramana, e que através da influência e do auxílio das práticas corretas do Estado de Bodhisattva, abraçaram o sublíme caminho e vieram a atingir a outra margem.
Capítulo XXIV versos 251 (final)
..." o boddhisattva Som Maravilhoso utilizou centenas de milhares de instrumentos musicais para presentear o Buddha Rei do Som das Nuvens e Trovões, e presenteou-o também com oitenta e quatro mil tigelas de mendicância feitas com os sete tesouros"...
Dhana Sutta
Tesouro
Traduzido do Pali por Bhikkhu Thanissaro
Somente para distribuição gratuita
"Bhikkhus, existem esses sete tesouros. Quais sete? O tesouro de convicção, o tesouro da virtude, o tesouro de consciência, o tesouro de preocupação, o tesouro de ouvir, o tesouro da generosidade, o tesouro de discernimento.
"De fato, o Abençoado é digno e perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta:" E o que é o tesouro da convicção Não é o caso em que um discípulo dos nobres tem convicção, está convencido da iluminação do Tathagata? bem-aventurado, um especialista no que diz respeito ao mundo, insuperável como um treinador de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de seres divinos e humanos, desperto, sublime. ' Isso é chamado de tesouro de convicção.
"E o que é o tesouro da virtude? Não é o caso em que um discípulo dos nobres se abstém de tirar a vida, se abstém de roubar, se abstém de conduta sexual imprópria, se abstém de mentir, se abstém de tomar bebidas alcoólicas que causam a negligência. Este, monges , é chamado o tesouro da virtude.
"E o que é o tesouro de consciência? Não é o caso em que um discípulo dos nobres sente vergonha em [o pensamento de se engajar em] má conduta corporal, má conduta verbal, má conduta mental. Isso é chamado de tesouro de consciência.
"E o que é o tesouro de preocupação? Não é o caso em que um discípulo dos nobres sente preocupação com [o sofrimento que resulta de] má conduta corporal, má conduta verbal, má conduta mental. Isso é chamado de tesouro de preocupação.
"E o que é o tesouro de ouvir? Não é o caso em que um discípulo dos nobres tem ouvido falar muito, manteve o que ele / ela já ouviu falar, tem armazenado o que ele / ela ouviu. Sejam quais forem os ensinamentos são admiráveis no início, admiráveis no meio, admiráveis no final, que - em seu significado e expressão - proclamam a vida santa que é inteiramente completa e pura: aqueles que ele / ela tem escutado muitas vezes, retido, discutido, acumulado, examinou com sua mente, e bem entendidos em termos de seu ponto de vista. Isso é chamado de tesouro de escuta.
"E o que é o tesouro da generosidade? É o caso de um discípulo dos nobres, tem a sua consciência limpa da mancha de mesquinhez, morando em casa, espontaneamente generoso, mão aberta, deleitando-se em ser magnânimo, respondendo aos pedidos, deleitando-se a distribuição de esmolas. Isso é chamado o tesouro da generosidade.
"E o que é o tesouro de discernimento Não é o caso em que um discípulo dos nobres tem sabedoria, com discernimento, de surgimento e desaparecimento? - Nobre, penetrante, que conduz ao fim do sofrimento Isso é chamado de tesouro. de discernimento. "
Estes, monges, são os sete tesouros.
O tesouro de convicção,
o tesouro da virtude,
o tesouro de consciência, o tesouro da preocupação,
o tesouro de ouvir, o tesouro da generosidade,
e discernimento como o sétimo tesouro.
Quem, homem ou mulher, tem estes tesouros
é dito não ser pobre, não viveu em vão.
Então, convicção e força, fé e visão do Dhamma
devem ser cultivadas pelos sábios,
lembrando as instruções do Buda.
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