Budismo
O Sermão de Mestre Bassui
Nós vamos ouvir um sermão de Bassui, que foi um grande mestre Zen da Escola Rinzai,sobre a Mente-Una.(Comentário de Monge Genshô)
“Se alguém se liberta dos sofrimentos do samsara, deverá aprender o caminho direto para transformar-se em Buddha. Este caminho não é diferente daquele da compreensão de sua própria Mente.” (Texto)Essencialmente nós temos que perceber que a maneira de nos libertarmos do sofrimento está disponível aqui e agora. Na realidade ela aparece no Sutra do Coração quando diz que o Bodhisattva Avalokiteshvara, quando meditava profundamente, viu claramente o vazio dos cinco agregados. A questão essencial é: nós sofremos porque não vemos o vazio dos agregados que nos formam e de todo o universo em volta, nós não vemos isso claramente.Nós até podemos saber e falar um pouco a respeito, mas como não vemos claramente aí nós sofremos. Nós sofremos por não enxergar a nossa verdadeira natureza.A perspectiva então da morte, da nossa aniquilação como eu, parece uma coisa dura.Também todos os seres amados e todas as coisas em volta são tão evidentes, são tão sólidas para nós. Nós não enxergamos a vacuidade da existência de cada criatura. Por exemplo, aqueles que tem filhos sofrem o medo da perda porque não conseguem enxergar com clareza que os filhos e eles são a mesma natureza, são a mesma coisa, a mesma vacuidade e que apenas nesse momento os fenômenos parecem dessa forma, porque parecem dessa forma então nós nos vemos separados, evanescentes, temporários e isso automaticamente traz a condição do sofrimento, esta impermanência. Por isso no Sutra do Coração tem aquela promessa: quando ele viu claramente o vazio dos cinco agregados, libertou-se de toda a dor e agonia. Então toda essa dor que nós temos é fabricada por nossa falta de compreensão clara.(Comentário de Monge Genshô)
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Não Se Pode Reificar O Vazio
Aluno: Eu percebo que muita gente confunde o vazio do eu com insubstancialidade. Monge Genshô: Boa pergunta. Este termo “vazio” não é bom, mas nós não achamos nada para traduzir do japonês. Quando a gente lê o Sutra do Coração tem lá:...
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Em primeiro lugar nós temos que entender o que é o Zen e o que é o caminho do Zen. O caminho do Zen é o caminho direto. O caminho direto foi ensinado por Buda pessoalmente, segundo conta a historia, a partir do sermão da flor. Quando Mahakashyapa...
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“...liberta-se instantaneamente dos sofrimentos que surgem da (ignorância da lei da) mudança incessante do nascimento-e-da-morte. Se um Buddha pudesse evitar, você pensa que ele permitiria que um único ser sensível caísse no inferno?. Sem a...
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Ninguém Pode Salvar Alguém Que Segue Maus Caminhos
Voltando a Bassui, pergunta ele:“Agora, o que é a Mente? É a Verdadeira-natureza de todos os seres sensíveis, aquela que existiu antes de nossos pais nascerem e por isso antes de nosso próprio nascimento, e existe presentemente, imutável...
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