Budismo
O zazen e a vacuidade
Pergunta – O zazen, de que maneira ele instrumentalizaria esse caminho?
Monge Genshô – Quando você senta em zazen, já está fazendo mais do que os preceitos, você está criando uma mente ampliada, uma consciência ampliada, você senta com todos os seres, e por isso, você sentando e esquecendo de si mesmo, você começa a abranger o universo, por isso o zazen instrumentaliza o segundo passo. O primeiro passo pode ser praticado sem o zazen, poderia ser simplesmente seguir regras e isso seria apenas uma parte da prática. Alguns crêem que a prática, ou a mera prática, a repetição dos rituais e da forma é a própria iluminação, o sentar é a própria iluminação. Na nossa linhagem a iluminação não é conseguida com a simples prática da forma, mas sim através da tentativa de ir mais fundo na prática do próprio zazen. Para nós sem o zazen é impossível chegar ao terceiro passo.
Pergunta – O terceiro passo é o último?
Monge Genshô – Sim. Se você realizasse a não dualidade completamente e compreendesse o vazio completamente, você teria uma mente inteiramente iluminada. Mas isso implica em esquecer completamente seu eu.
Pergunta – Reconhecer fenômenos, o vazio é fenômeno?
Monge Genshô – Não.
Pergunta – Mas o vazio é forma?
Monge Genshô – A forma e o vazio são a mesma coisa. O vazio não é algo, a vacuidade não é uma coisa, ela não pode ser reificada, transformada em algo real. A vacuidade é a qualidade de todas as coisas serem sem um eu. O vazio é aqui e agora, esse chão, esse teto e cada pessoa sentada nessa sala. Isso tudo é a vacuidade. A vacuidade é vazia de um eu. Porque nós pensamos que temos um eu, cada um de nós aqui sentados pensamos que temos um eu sofrendo com a dor nas pernas, essa é nossa ilusão principal. Estamos sonhando que temos uma identidade e porque estamos perdidos nessa identidade, então, nesse sonho, acreditamos que somos um eu.
loading...
-
Quando Você Vê Cara Não Vê Coroa
Pergunta – Existe uma sabedoria primordial? Se eu tirar essas personalidades, o que vou encontrar? Monge Genshô – O vazio se manifesta como forma e a forma nada mais é que o próprio vazio. Estou falando sobre o movimento. Tirando o movimento do...
-
Analogias Tem Limites
P: Podemos ficar levando questões para o zazen? Monge Genshô: Você pode, mas não raciocinar no zazen. Você tem uma questão, você faz zazen. Ela continua lá, rodando inconscientemente, não com sua mente racional. Aí, você vai resolver...
-
Onde Fica O Vazio?
Pergunta – Levando isso em consideração, seria a morte uma libertação? Monge Genshô – Nem uma libertação nem uma não libertação. A morte é tão somente um evento inerente a vida, tudo que nasce morre. Pergunta – Então o que sobra após...
-
Vendo Sua Verdadeira Natureza
Pergunta – O senhor disse que o primeiro passo é a virtude, sendo o caminho os preceitos, que o caminho para o segundo passo ( a compassividade) é o zazen e para o terceiro passo (a não dualidade) é o zazen de uma forma mais profunda. O senhor...
-
O Vazio E A Forma
O vazio, é um conceito muito difícil de ser agarrado. Essa palavra é muito raramente encontrada no canon e atribui-se a Nagarjuna, no primeiro século depois de Cristo, a primeira explanação extensa sobre o tema da vacuidade. Esse vazio também...
Budismo