Budismo
Prajnaparamita - Análise do texto - Lama Padma Samten
Seguem minhas anotações do que Lama Padma Samten ensinou durante o retiro de inverno 2014, no CEBB Viamão, RS.
Link para o Lama fazendo a prática do Prajnaparamita - Parte 2
Muito tempo perdido em transmigração (mudando as condições externas, nada adianta):
- sentido grosseiro: de corpo em corpo
- sentido sutil: de bolha em bolha
(Só é possível ver se não estivermos totalmente dentro das bolhas.)
Na grande perfeição tudo parece perfeito. Desse ponto não se consegue nem criticar as pessoas nas bolhas.
Inconcebível e inexprimível lucidez (rigpa). Mente de Amitaba. Mãe de todos os Budas dos três tempos. Capaz de ver os processos artificiais onde estivemos presos. Não nascida porque está sempre lá. Como o céu: com espaço para acolher tudo. Experienciada pela cognição cognitiva prístina (sem condicionamento)...
A chave para perceber a vacuidade é a coemergência. Como perceber um sonho. Como um pintor e sua tela: as imagens não estão na tinta. Como perceber a mente dando formas às nuvens.
Ótimo para lembrar quando se está sofrendo. É vazio qualquer sofrimento olhado assim. Remove sua solidez ao permitir o olhar fora de sua bolha.
termos:
darmas = atores no samsara
derradeiro nirvana = liberação completa do samsara
mantra = resumo de toda a prajnaparamita. A prática é manter a visão disso tudo ao recitá-lo. Com essa visão, o que vemos é a mandala de prajnaparamita ou mandala vajra (trocando os referenciais internos, as coisas mudam)
Outros vídeos ótimos sobre prajnaparamita:
- Prajnaparamita - Bom Coração - Lama Jigme Lhawang
- Prajnapaamita em 8 passos
OBS.: Melhor evitar qualquer coisa que gere sofrimento. Ainda mais se desenvolvermos nossa prática e pudermos ver como as ações pequenas podem causar um sofrimento enorme, justamente pela vacuidade de tudo aceitar qualquer luminosidade. Em nós mesmos pelo carma ou diretamente na outra pessoa. Exemplo: você trai e a pessoa e ela se mata por causa disso... Imagine o carma negativo gerado para ambos! A visão de Prajna aumenta nossa responsabilidade ética e não o contrário ("Vale tudo, se é tudo vazio").
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