Budismo
Sumedha e as prostrações
A idéia de realmente estar na presença de Deus, seria uma presença tão abrangente, tão poderosa, que varreria todas as outras idéias dentro da mente, então seria uma integração perfeita. Se nós começarmos a pensar profundamente assim, nos chegaremos à mesma coisa, não num nível, digamos, das crenças populares. Nas crenças populares o budismo também é assim, quando você vê um documentário de budismo, as crenças populares também são ingênuas, não é aquilo que Buda ensinou, é aquilo em que o povo transformou o budismo, para poder entendê-lo. Então vamos a países budistas e vemos as pessoas fazendo pedidos num pedacinho de papel e pendurando em árvores, e vão dizer que isso é o budismo, isso é outra coisa, isso é aquilo que foi possível para aquele tipo de mente, que precisa fazer pedidos e quer um auxílio externo sempre para si, coisa que, na essência, o ensinamento budista negaria.
Então, para quem nos inclinamos, se não existe o Buda, não existe o outro? Nós nos inclinamos para combater nosso próprio orgulho, assim a prostração que é muito difícil para muita gente, na sangha leiga mesmo, muito parcimoniosamente é realizada, mas no sesshin no final do dia digo: “voto do Bodhisattva e sampai”. Sam quer dizer três. Sampai, três prostrações, e fazemos prostrações até o chão, cotovelos no chão, joelhos no chão, cabeça, e as mãos na altura das orelhas, para receber os passos de Buda, para servir de ponte sobre a qual Buda caminha.
Esta é a lenda, de que numa outra era, Sumedha, um praticante, viu Buda Dipankara, o Buda da era anterior e havia lama no caminho e ele se jogou no caminho, para que Buda caminhasse sobre ele. Aí Buda Dipankara colocou os pés sobre as costas e as mãos dele, e passou sobre ele, virou-se, Sumedha olhou pra trás e Dipankara disse: “daqui a 500 vidas, você será um Buda”. Então, 500 vidas de Bodhisattva depois, Sumedha tornou-se Shakyamuni Buda. Então esta é a lenda que justifica a tradição da prostração. Então nós fazemos prostrações para dizer: “eu sou uma ponte, caminhe sobre mim”. E isso exige que você abandone a si mesmo para ser ponte para os outros seres.
É interessante nós notarmos que um dos títulos do Papa é “pontifex” em latim, pontífice em português, o que quer dizer, “construtor de pontes”. Então nós vemos as similaridades, as mesmas idéias se entremeando, não é? Nós temos que ter a clareza de olhar as coisas “vendo” através, e não vendo apenas a superfície, vendo mais fundo, aí o mundo nos parecerá diferente.
Então fazemos reverências para nós mesmos e, quanto mais profunda, quanto mais prostrações, mais é um remédio para nosso próprio orgulho. Enquanto você tiver resistência, é porque na realidade você precisa fazer.
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