Budismo
Anguttara Nikaya V.57 Upajjhatthana Sutta - Temas para Contemplação
Neste sutra o Buddha ressalta a importância da contemplação de cinco itens indispensáveis para nosso acesso ao sublime caminho.
Anguttara Nikaya V.57
Upajjhatthana Sutta
Temas para Contemplação
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"Há esses cinco fatos que devem ser contemplados por todos com freqüência, quer seja mulher ou homem, leigo ou ordenado. Quais cinco?
"'Eu estou sujeito ao envelhecimento, não superei o envelhecimento.’ Esse é o primeiro fato que deve ser contemplado por todos com freqüência, quer seja mulher ou homem, leigo ou ordenado.
"'Eu estou sujeito à enfermidade, não superei a enfermidade'...
"'Eu estou sujeito à morte, não superei a morte'...
"'Eu me tornarei diferente, separado de tudo o que é querido e amado'...
"'Eu sou o dono das minhas ações (kamma), herdeiro das minhas ações, nascido das minhas ações, relacionado através das minhas ações e tenho as minhas ações como árbitro. O que quer que eu faça, para o bem ou para o mal, disso me tornarei o herdeiro'.
"Esses são os cinco fatos que devem ser contemplados por todos com freqüência, quer seja mulher ou homem, leigo ou ordenado.
"Agora, baseado em que linha de raciocínio alguém deve contemplar com freqüência ... que ‘Eu estou sujeito ao envelhecimento, não superei o envelhecimento'? Há seres que estão embriagados com a [típica] embriaguez dos jovens com a juventude. Por causa dessa embriaguez com a juventude, eles se conduzem de uma forma prejudicial com o corpo ... com a linguagem ... com a mente. Porém, ao contemplar com frequência acerca desse fato, essa embriaguez dos jovens com a juventude ou é totalmente abandonada ou é enfraquecida...
"Agora, baseado em que linha de raciocínio alguém deve contemplar com freqüência ... que ‘Eu estou sujeito à enfermidade, não superei a enfermidade'? Há seres que estão embriagados com a [típica] embriaguez das pessoas saudáveis com a saúde. Por causa dessa embriaguez com a saúde, eles se conduzem de uma forma prejudicial com o corpo ... com a linguagem ... com a mente. Porém, ao contemplar com frequência acerca desse fato, essa embriaguez das pessoas saudáveis com a saúde ou é totalmente abandonada ou é enfraquecida...
"Agora, baseado em que linha de raciocínio alguém deve contemplar com freqüência ... que ‘Eu estou sujeito a morte, não superei a morte'? Há seres que estão embriagados com a [típica] embriaguez das pessoas com a vida. Por causa dessa embriaguez com a vida, eles se conduzem de uma forma prejudicial com o corpo ... com a linguagem ... com a mente. Porém, ao contemplar com frequência acerca desse fato, essa embriaguez das pessoas com a vida ou é totalmente abandonada ou é enfraquecida...
"Agora, baseado em que linha de raciocínio alguém deve contemplar com freqüência ... que ‘Eu me tornarei diferente, separado de tudo o que é querido e amado'? Há seres que sentem cobiça e desejo pelas coisas que consideram queridas e amadas. Por causa dessa cobiça, eles se conduzem de uma forma prejudicial com o corpo ... com a linguagem ... com a mente. Porém, ao contemplar com frequência acerca desse fato, esse desejo e cobiça pelas coisas que são queridas e amadas ou é totalmente abandonado ou é enfraquecido...
"Agora, baseado em que linha de raciocínio alguém deve contemplar com freqüência ... que 'Eu sou o dono das minhas ações (kamma), herdeiro das minhas ações, nascido das minhas ações, relacionado através das minhas ações e tenho as minhas ações como árbitro. O que quer que eu faça, para o bem ou para o mal, disso me tornarei herdeiro'? Há seres que se conduzem de uma forma prejudicial com o corpo ... com a linguagem ... com a mente. Porém, ao contemplar nisso com freqüência, essa conduta prejudicial com o corpo, linguagem, e mente ou é totalmente abandonada ou é enfraquecida...
"Agora, um nobre discípulo considera o seguinte: ‘Eu não sou o único sujeito ao envelhecimento, que não superou o envelhecimento, mas sempre que há seres, indo e vindo, falecendo e renascendo, todos esses seres estão sujeitos ao envelhecimento, não superaram o envelhecimento.' Ao contemplar com frequência acerca disso, os [fatores do] caminho surgem. Ele permanece fiel ao caminho, desenvolvendo-o e cultivando-o. Ao permanecer fiel ao caminho, desenvolvendo-o e cultivando-o, os grilhões são abandonados, as tendências subjacentes são destruídas.
"Além disso, um nobre discípulo considera o seguinte: ‘Eu não sou o único sujeito à enfermidade, que não superou a enfermidade’…”Eu não sou o único sujeito à morte, que não superou a morte’...’Eu não sou o único que me tornarei diferente, separado de tudo que é querido e amado’....
"Um nobre discípulo considera o seguinte: ‘Eu não sou o único a ser o dono das minhas ações (kamma), herdeiro das minhas ações, nascido das minhas ações, relacionado através das minhas ações, a ter as minhas ações como árbitro; que - o que quer que eu faça, para o bem ou para o mal, disso me tornarei herdeiro, mas sempre que houver seres, indo e vindo, falecendo e renascendo, todos esses seres serão os donos das suas ações, herdeiros das suas ações, nascidos das suas ações, relacionados através das suas ações e tendo as suas ações como árbitro. O quer que façam, para o bem ou para o mal, disso eles se tornarão herdeiros.’ Ao contemplar isso com freqüência, os [fatores do] caminho surgem. Ele permanece fiel ao caminho, desenvolvendo-o, cultivando-o. Ao permanecer fiel ao caminho, desenvolvendo-o e cultivando-o, os grilhões são abandonados, as tendências subjacentes são destruídas.”
Sujeito ao nascimento, sujeito ao envelhecimento,sujeito à morte,pessoas comunssentem repulsa por aqueles que sofremdaquilo a que elas mesmas estão sujeitas.E se eu sentisse repulsapor seres sujeitos a essas coisas,não seria digno,vivendo como eles vivem.Enquanto mantinha essa atitude - conhecendo o Dhammasem aquisições - Eu superei toda embriaguezcom a saúde, juventude, e vida,como aquele que vêa renúncia como segurança.Em mim, a energia foi estimulada,A Libertação foi vista claramente.Não há modopela qual eu desfrutaria de prazeres sensuais.Tendo seguido a vida santa,não retornarei.
Fonte: http://www.acessoaoinsight.net/sutta/ANV.57.php
Imagem: Internet Google Images
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