Convicção.
“O presidente Toda declarou: ‘Não há nenhuma arte ou técnica para realizar o Chakubuku. Não há outra maneira de propagar os ensinos de Daishonin senão com a sólida convicção de que vocês próprios são o Nam-myoho-rengue-kyo.
Estar consciente disso significa estar consciente da essência da propagação nos Últimos Dias da Lei. Esse é o único caminho. Não existem regras para propagar o Nam-myoho-rengue-kyo ou para compartilhá-lo com as outras pessoas.
Nossa própria vida é o Nam-myoho-rengue-kyo! O Nam-myoho-rengue-kyo é tudo!
Devemos estar firmemente determinados de que o Nam-myoho-rengue-kyo é tudo que temos e, se isso ainda não bastar, então, mesmo se morrermos ou se nos matarem, não haverá mais nada a fazer. Quando estivermos firmemente convictos disso, devemos continuar a falar sobre o Gohonzon para as outras pessoas’.” (Ibidem, edição no 1.535, 11 de dezembro de 1999, pág. 3.)
Missão.
“O presidente Toda disse: ‘Não é bom levar uma vida limitada pelas correntes do sofrimento. O Daimoku e o Chakubuku são a espada afiada que pode cortar essas correntes.
A missão e o espírito da Soka Gakkai são capacitar todas as pessoas a atingir um estado de vida livre dos grilhões do sofrimento.’
Nós, da Soka Gakkai, armados de coragem e do espírito do leão, empreendemos a prática do Chakubuku de acordo com os ensinos de Daishonin e as orientações do Sr. Makiguti e do Sr. Toda.” (Ibidem, edição no 1.683, 11 de janeiro de 2003, pág. A3.)
Atuação.
“O Kossen-rufu é sustentado pela atuação abnegada das pessoas que propagam a Lei Mística e recitam o Nam-myoho-rengue-kyo por sua felicidade e a de seus semelhantes e que ensinam os outros a fazer o mesmo.” (Explanção do presidente, Sobre Atingir o Estado de Buda nesta Existência, pág. 81.)
Dedicação.
“Daishonin diz sobre os Bodhisattvas da Terra: ´A sua missão fundamental é propagar o Nam-myoho-rengue-kyo, a única grande razão para o advento do Buda neste mundo.´ (Gosho Zenshu, pág. 833.)
Isso implica dedicar a própria vida ao Kossen-rufu ( Paz Mundial através da revolução humana).
Significa possuir o espírito de fazer o Chakubuku — ajudar outras pessoas a serem felizes por meio da Lei Mística, do Nam-myoho-rengue-kyo.
O espírito dos Bodhisattvas da Terra encontra-se na fé, na dedicação sincera ao Kossen-rufu. Se as pessoas perderem esse espírito, então mesmo que seu aspecto seja esplêndido, seu coração será maculado pelas questões e preocupações seculares.” (Brasil Seikyo, edição no 1.455, 4 de abril de 1998, pág. 4.)
Propósito.
“O propósito do Budismo Nitiren é a felicidade de toda a humanidade. Ou seja, o objetivo do Chakubuku, da propagação do ensino correto. É a apaixonada batalha para conduzir as pessoas que sofrem à iluminação.
O sangue vital da fé do Budismo Nitiren não existe separado da prática do Chakubuku.” (Ibidem, edição no 1.768, 23 de outubro de 2004, pág. A3.)
''Quando nosso coração e nosso senso de propósito mudam, tudo muda.
Como trabalhamos pela felicidade e bem-estar dos outros, entramos num caminho no qual nossa vida passa a irradiar o maior brilho possível.
É exatamente como Daishonin diz com as seguintes palavras: ‘Se acender uma lamparina para outra pessoa, ela também iluminará seu caminho’.'' (Brasil Seikyo, edição no 1.860, 23 de setembro de 2006, pág. A5.)