Budismo
Myoho-rengue: a causalidade da Lei Mística
NAM-MYOHO-RENGUE-KYO(Causalidade da Lei Mística)
RESUMOA causalidade da Lei Mística é um princípio que esclarece a visão correta sobre a lei de causa e efeito. O Buda Nitiren Daishonin demonstrou de forma prática e eficiente a simultaneidade dessa lei. Essa visão sobre a causalidade está revelada no próprio Nam-myoho-rengue-kyo, por meio dos caracteres Myoho-rengue (causalidade da Lei Mística).
Vamos Diferenciar
Lei geral de causa e efeito
É a visão de que para ser feliz é preciso “pagar” todas as causas negativas feitas no passado até eliminar o carma e acumular causas positivas para algum dia desfrutar dos efeitos positivos.
ESSA NÃO É A VISÃO apresentada por Nitiren Daishonin, porque não transforma o carma. Do ponto de vista do Budismo Nitiren, É ERRADA, porque conduz ao sofrimento.
O presidente Ikeda afirma: “As ideias budistas convencionais sobre a retribuição cármica, segundo as quais nossos efeitos negativos do presente são o resultado de nossas más causas anteriores, e os efeitos positivos são o produto das boas causas realizadas no passado, na realidade não constituem um princípio de transformação cármica.
Isso porque, para se erradicar todas as causas cometidas no passado, uma a uma, seria preciso um tempo inconcebivelmente longo. Em Carta de Sado, Nitiren
Daishonin salienta que essa visão sobre a retribuição cármica se baseia na lei geral de causa e efeito. De modo implícito, ele diz que o seu budismo não se baseia nessa causalidade geral” (Terceira Civilização, edição no 502, junho de 2010, p. 49).
Causalidade da Lei Mística: Apesar de praticarmos o Budismo Nitiren, comumente analisamos os fatos da nossa vida sob o ponto de vista da lei geral de causa e efeito e não da causalidade da Lei Mística”.
COMO FUNCIONA A CAUSALIDADE DA LEI MÍSTICA?
Ela é capaz de transformar o carma de forma imediata por meio da elevação do estado de vida. Isso porque, ao elevar a condição interior neste momento, as causas negativas do passado transformam-se em positivas e os efeitos do presente e do futuro também são positivos. O estado de Buda é a única condição capaz de colocar isso em prática. Atingi-lo no presente é fundamental.
O presidente Ikeda explica: “Mesmo que neste momento estejamos sofrendo em consequência a alguma retribuição cármica, se nos basearmos na causalidade da Lei Mística, poderemos manifestar imediatamente o vasto estado de Buda” (Ibidem).
Por exemplo, imagine uma noite com o céu estrelado. Cada causa negativa que você realizou na vida é uma estrela.
A soma de todas elas é o seu carma. Do ponto de vista da lei geral de causa e efeito, você teria de apagar uma por uma para transformar o carma. Isso é impossível porque demoraria um tempo incalculável.
Já do ponto de vista da causalidade da Lei Mística, basta o surgimento do sol para que as estrelas sumam do céu. O sol corresponde ao estado de Buda que ilumina a vida da pessoa.
Como fazer surgir esse sol? O Daimoku, aliado ao Chakubuku, é capaz de gerar uma transformação na vida de qualquer pessoa, não importando a circunstância neste exato momento. O Daimoku e o Chakubuku possuem o mecanismo da simultaneidade de causa e efeito.
Por exemplo, quando uma pessoa concretiza o Chakubuku, ela conduz outra à felicidade absoluta; e, ao mesmo tempo, se ilumina. O ato de conduzir é iluminação. Quem acende uma luz para outra pessoa, ilumina o próprio caminho.
O presidente Ikeda diz: “Ao elevarmos nosso estado de vida no presente, as causas negativas que fizemos no passado são transformadas em positivas. Não há necessidade de ficar prisioneiro do passado; de fato, podemos até mesmo mudar o passado” (BS, edição no 2.011, 14 de novembro de 2009, p. A4).
Na explanação da Carta de Sado, o Mestre conclui: “A ‘causalidade para atingir o estado de Buda’ implica eliminar o mal fundamental e manifestar com vigor o estado de Buda — a nona consciência — que existe na essência da vida. Esta é a causalidade da Lei Mística, implícita no Sutra de Lótus; ou seja, no Nam-myoho-rengue-kyo”.
Nitiren Daishonin esclarece o tipo de prática budista que nos possibilita realizar causas positivas fundamentais. Essa prática não é outra senão o Chakubuku, (...) um ato que incorpora a causalidade da Lei Mística e que nos permite transformar o carma. (...)
Como resultado desse ato de coragem [realizar Chakubuku], todas as nossas retribuições cármicas se desvanecem ‘instantaneamente’ (END, v. 3, p. 127), assegura-nos Nitiren Daishonin. (Terceira Civilização, edição no 502, junho de 2010, p. 44).
CONCLUSÃO
Concluindo, o Daimoku, motivado pelo desejo de realizar o Kossen-rufu, associado à ação efetiva para conduzir a si mesmo e outras pessoas para a felicidade é a forma de aplicar na própria vida a causalidade da Lei Mística.
Fonte: Publicado em: Brasil Seikyo - Ed.2089 - Caderno BVD - Pg.B6 - 25/06/2011
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