Budismo
Desistir mas ficar
Foto do final do sesshin de fevereiro no Templo Busshinji, Marcos do grupo de Londrina é o segundo da direita para a esquerda à frente, recebeu de Saikawa Roshi (centro) seu rakussu e o nome do Dharma de Daitetsu.P. Quando estamos fazendo kinhin fazemos gasshô primeiro para todos ou para a parede?
Monge Genshô: Faz primeiro para o lugar e depois para o centro. O significado é assim: você faz gasshô para o lugar em que você vai sentar e de certa maneira você cria um respeito por ele, você se volta sempre no sentido horário e faz gasshô para o centro. Um dos significados é eu perturbo os outros no meu zazen com ruídos quando me mexo, então já peço desculpas, respeito a tolerância dos outros para comigo e faço gasshô para a Sangha. É por isso que fazemos para o centro. Muito do que a gente faz é voltado para a Sangha. O último cumprimento também quando nós fazemos prostrações de manhã e de noite é para a Sangha. São as três jóias: Buda, o Dharma e a Sangha. Buddha é este ideal búdico, personificado numa pessoa que conseguiu a iluminação. O Dharma o ensinamento, a maneira, o por quê, o método para conseguir, nem melhor nem pior, um método apropriado para nós que praticamos e a Sangha o grupo de pessoas que sofre junto, que nos dá força, a gente enxerga neles as mesmas coisas que em nós. Eles param, eles ficam cansados, eles não agüentam mais, mas eles continuam. E isto é maravilhoso porque não agüentam mais, mas continuam. Por isto que ninguém pode desistir do sesshin.
P. O objetivo de sentar em zazen é ver a própria mente cada vez mais claramente e aceitar os estados desta mente Eu percebo na minha prática que quando eu sinto dor física isto me atrapalha. Mudar de posição é benéfico?
Monge Genshô: Você tem que administrar a sua prática . Se a dor é moderada ela ajuda a ficar aqui, se ela chega a um ponto e você não pensa em mais nada, só pensa em mudar, está sofrendo, mudar de posição é o aconselhável. Não sentamos em zazen para sofrer. Sentamos em zazen para a nossa mente não para o nosso joelho. Vocês podem trocar de posição assim: tente não trocar, tente agüentar mais um pouco, depois troque de posição, passe para seiza, depois sente no banquinho e se não dá termine o sesshin sentado na cadeira. Abdicar de todo orgulho e sentar na cadeira. É bom inclusive aceitar que foi derrotado, que não tem mais importância. É bom dizer eu não agüentei. É muito bom.Esta mente de eu desisti é excelente. Você desistiu, mas ainda está aqui na sala do Zendô. Pode até se levantar e ficar em pé na frente da almofada em sashu em pé até melhorar e aí sentar de novo. Então vá administrando o processo.
loading...
-
Outras Posturas
Sentando-se na cadeira Sente-se ereto em uma cadeira, da mesma forma que faria em um zafu. Não se incline para trás. Use uma almofada de suporte quadrada no assento e/ou embaixo de seus pés de acordo com a necessidade, a fim de encontrar uma postura...
-
Desistir De Aparentar
P: Uma vez li um livro sobre meditação que falava sobre as dores. E se referia a certas dores como “dor Dharma”, porque essa dor de alguma forma desata alguns nós. Isso é assim para o Zen? Monge Genshô – Tradicionalmente, muitos mestres já...
-
Não Desista
Pergunta - Então a dor na perna é um fenômeno? Monge Genshô – Sim. Você também não achará nada que esteja fora da vacuidade. Nenhum fenômeno está fora da vacuidade. Todos os fenômenos são a própria vacuidade. Pergunta - Mas então Buda...
-
Você Precisa Do Que Lhe Parece Difícil
(instruções em palestra para um grupo iniciante) Monge Genshô – Havendo novatos ou antigos, sentamos quarenta minutos. Se alguém tem dificuldades físicas, pode sentar numa cadeira, não há problema, desde que sente numa cadeira com as costas...
-
Fé, Dúvida, Determinação
Visita de Senpo Oshiro Sensei à Comunidade zen budista de Florianópolis. P. Quais seriam os três elementos? R: Monge Genshô: Grande fé, grande dúvida, firme determinação. P. Eu não sei se a dúvida diminui tão facilmente quanto a determinação...até...
Budismo