Budismo
Não desista
Pergunta - Então a dor na perna é um fenômeno?
Monge Genshô – Sim. Você também não achará nada que esteja fora da vacuidade. Nenhum fenômeno está fora da vacuidade. Todos os fenômenos são a própria vacuidade.
Pergunta - Mas então Buda deixou de ser fenômeno quando ele se iluminou?
Monge Genshô – Quando ele se iluminou, deixou de ter um eu e por isso não gerava novo carma para si mesmo. Porque para gerar carma você precisa ter uma identidade a qual o carma possa aderir.
Pergunta – Existe um senso comum para eu parar o zazen, uma vez que não esteja suportando a dor física e o desconforto, ou nesse momento sou eu só, só eu determino?
Monge Genshô – Não podemos abandonar nossos companheiros, todos estão sofrendo. Você pode mudar de posição, pode pegar uma cadeira, apenas não podemos deixar nossos companheiros, pois nós os abandonaríamos e eles estão pensando a mesma coisa, “Não suporto mais”. Todo mundo pensa, “ninguém pode estar sofrendo mais que eu, porque se estiver sofrendo um pouco mais que eu ele iria embora, tenho certeza que meu sofrimento é o maior de todos”. Você pode estar certo, minhas pernas estão doendo, mas como sou o professor não posso sentar mais confortavelmente, tenho que ficar sentado corretamente para que vocês sintam mais força. Então se você não suporta, troque de posição, apenas não abandone seu companheiro do lado. Desertar é o pior dos crimes, porque todos os outros serão atingidos, por isso fazemos tudo juntos e não podemos faltar a nenhum zazen no retiro.
Uma pessoa foi embora, mas ela teve uma crise hipertensiva e é uma pessoa muito doente. Semana passada esteve internada com uma irregularidade cardíaca. Mas isso é outra situação. Sempre conto uma história de uma praticante que me procurou alguns anos atrás. Ela me procurou em janeiro e disse “tenho câncer pela terceira vez e irei morrer nesse ano, provavelmente. O que eu faço?”, eu lhe disse, “Vamos nos preparar, você pratica zazen conosco e vamos tentar ter a melhor mente possível para morrer bem”. Dei à ela meu rakusu (símbolo do manto budista que se porta sobre o peito) no final e ela morreu com ele dez meses depois. Ela fez sesshin conosco fazendo quimioterapia, sem cabelos. Quando não suportava mais as dores ela deitava no zabuton, mas não saía da sala. Você está pior que ela?
loading...
-
Aqui, Neste Momento
2) Dentro do que o Senhor está falando, o mais importante então seria estar no presente, independentemente de onde você esteja? Monge Genshô: Considere que você pode estar em zazen (meditação sentada) e não estar fazendo zazen coisa nenhuma....
-
Mudar O Carma
Pergunta – É possível mudar nosso carma? Monge Genshô – Sim. Nos dois sentidos. Vamos supor que você seja uma pessoa maravilhosa, que tenha feito muitas coisas boas para muitas pessoas, mas faz o mal, comete um crime e sua vida começa a decair....
-
Desistir De Aparentar
P: Uma vez li um livro sobre meditação que falava sobre as dores. E se referia a certas dores como “dor Dharma”, porque essa dor de alguma forma desata alguns nós. Isso é assim para o Zen? Monge Genshô – Tradicionalmente, muitos mestres já...
-
O Zazen E A Vacuidade
Pergunta – O zazen, de que maneira ele instrumentalizaria esse caminho? Monge Genshô – Quando você senta em zazen, já está fazendo mais do que os preceitos, você está criando uma mente ampliada, uma consciência ampliada, você senta...
-
Desistir Mas Ficar
Foto do final do sesshin de fevereiro no Templo Busshinji, Marcos do grupo de Londrina é o segundo da direita para a esquerda à frente, recebeu de Saikawa Roshi (centro) seu rakussu e o nome do Dharma de Daitetsu. P. Quando estamos fazendo kinhin fazemos...
Budismo