Budismo
Mudar o carma
Pergunta – É possível mudar nosso carma?
Monge Genshô – Sim. Nos dois sentidos. Vamos supor que você seja uma pessoa maravilhosa, que tenha feito muitas coisas boas para muitas pessoas, mas faz o mal, comete um crime e sua vida começa a decair. Você tinha um bom carma e o transformou em mau carma. Por outro lado, você tinha feito coisas muito ruins, mas começa a mudar sua mente e realizar bons atos, isso vai gerar bom carma. Mas isso é muito difícil, a maioria das pessoas está metida numa espécie de enredamento com seu carma e acaba repetindo sempre as mesmas coisas. Se você não cuida de sua mente, quando morre, é com essa mente que se manifestará uma nova vida, seus impulsos, desejos e apegos é que serão seu carma para a próxima vida e para um novo eu, que não se lembrará do porque, embora sofra as consequências.
Pergunta – Como trazer o zazen para a vida prática?
Monge Genshô- Essa mente construída no Zazen, de não se preocupar com passado ou futuro, deve ser levada para a vida diária. O zazen é somente a base da prática, não é a prática em si. Quando estiver varrendo o chão, somente varra o chão, esteja ali presente. Quando for lavar a louça, mente do zazen. Uma excelente oportunidade é no seu trabalho, sempre que surgir uma discussão, observe e perceba seu ego presente na sua necessidade de manifestar opinião, na necessidade de estar certo, na necessidade de ser o melhor. Torne-se consciente de você mesmo. Essa é a verdadeira prática espiritual, não é acender velas, incensos ou fazer cerimônias. Esse tipo de coisa serve para exercitar uma mente atenta, que deverá ser transferida para o resto de sua vida, até o momento de sua morte. É muito importante ter uma boa mente no momento de sua morte. Uma mente tranquila, sem desespero, equânime, compassiva e uma mente capaz de perdoar, não somente aos outros, mas a si mesmo. Seus impulsos no momento da morte é que serão levados para a outra vida, por isso é muito importante saber morrer.
Pergunta – Sempre que o senhor fala de vaidade e ego, pega exemplo ruins. Falar sobre coisas boas, como por exemplo, estou me sentindo ótimo, estou apaixonado...
Monge Genshô – Isto também é ruim. Quando fazemos os votos do Bodhisattva, o que falamos? Delusões são inexauríveis, faço voto de extingui-las, todas.
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Um Bom Mestre Pode Ter Alunos Ruins, Um Mau Não
Pergunta – Existem coisas que eu fazia, até por conta da minha profissão, mas que já não as faço mais. Em que isso pesa no meu carma? Monge Genshô – Eu penso às vezes em coisas que fiz no passado e chego à conclusão de que é um carma muito...
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Nem Almas Nem Espíritos
6) Gostaria de entender melhor o renascimento na visão Budista. Monge Genshô – No Budismo falamos em “continuidade cármica”, mas não de continuidade de um “eu”. Retornamos, mas não com nosso “eu”. Nosso “eu” se dissolve a cada...
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Era Você Mas Não Era Você
Pergunta – O que seria esse tempo perdido, o que significa? Monge Genshô – Significa que você tem uma vida curta para toda sabedoria que deveria tentar alcançar. Não é como fazer um curso e receber um diploma. Você irá precisar de muitas...
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Como Se Liberar Dos Ciclos Da Existência?
Pergunta – De onde vêm os agregados que compõem a nossa existência? E qual a diferença entre a percepção e a consciência? Monge Genshô – Está merecendo uma resposta Zen. Os agregados surgem da sua mente. Vou explicar um pouquinho mais:...
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Impulsos
Aula de iniciantes em zazen, Florianópolis Pergunta – De onde vêm os agregados que compõem a nossa existência? E qual a diferença entre a percepção e a consciência? Professor Sasaki - Essa é uma pergunta padrão, ela sempre é feita nas palestras....
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