Budismo
Frases de Nitiren Daishonin
Quando o sol levanta-se na parte oriental do céu, todos os céus no grande continente de Jambudvipa, ao sul, serão iluminados devido à forte luz que o sol possui. Mas a ínfima luz de um vagalume jamais poderá lançar luz sobre toda uma nação. Um homem que leva uma pedra dos desejos consigo pode ter aquilo que quiser, mas telhas e pedras comuns não lhe conferem tesouros. A Nembutsu e outras práticas, quando comparadas com o daimoku do Sutra de Lótus, são como telhas e pedras comuns comparadas com uma pedra preciosa, ou a minúscula luz do vagalume comparada com a do sol.
Como poderíamos nós, com os olhos obscurecidos, distinguir a cor das coias através da mera luz de um vagalume? A verdade é que os sutras inferiores e provisórios das seitas Nembutsu e Shingon não são ensinos que possam tornar mortais comuns capazes de atingir o Estado de Buda.
Existem três razões por que o Buda Sakyamuni, e não os outros Budas, tem relação com todas as pessoas deste mundo saha. Antes de tudo, ele é o Honrado-pelo-Mundo, o soberano de todas de todas as pessoas deste mundo saha.(...) Quanto a isso, o Buda Sakyamuni é como se fosse o governante do mundo em que vivemos.Antes de tudo, nós prestamos respeito ao governante de nosso próprio país, e só então estendemos respeito aos governantes de outros países. A Deusa do Sol esta incorporada na forma do espelho sagrado conhecido como Naishidokoro, e mensageiros imperiais são enviados ao Bodhisattva Hatiman para se reportarem a ele e receberem suas palavras. Sakyamuni, o Honrado-pelo-Mundo, é nosso augusto soberano. Ele é quem deve ser considerado como supremo objeto de veneração.
A segunda razão é o fato do Buda Sakyamuni ser o pai e mãe de todas as pessoas deste mundo saha. Para nós é correto prestar devoção filial ao nosso próprio pai e mãe, e só então estender a mesma espécie de respeito ao pais e mães de outras pessoas.
A terceira razão é que o Buda Sakyamuni é o mestre original de todas as pessoas neste mundo saha. Ele nasceu na Índia central como filho do rei Sudodana, durante nono kalpa do decréscimo, dentro do presente Kalpa Sábio,quando a longevidade humana era de cem anos. Ele deixou a vida familiar aos dezenove anos, atingiu a iluminação aos trinta e dispendeu os restante cinquenta ou mais anos de sua vida expondo os ensinos sagrados. Ele faleceu aos oitenta anos, deixando suas relíguias a fim de proporcionar meios de salvação para todas as pessoas dos Primeiros, Médios e Últimos Dias da lei. (Escrituras de Nitiren Daishonin, pág. 164 e 165)
Este mundo saha ocupa a mais baixa posição entre todos os mundos das dez direções. Entre esses mundos, ele ocupa uma posição equivalente à do presídio numa nação.Todas as pessoas dos mundos das dez direções que cometeram qualquer um dentre os dez maus atos, os cinco pecados capitais, a grave ofensa de caluniar a Verdadeira Lei ou demais terríveis crimes e foram expulsos pelos Budas daqueles mundos, foram trazidos juntos para cá, a este mundo saha, pelo Buda Sakyamuni. As pessoas que, tendo tendo caído nos três maus caminhos ou na grande fortaleza do inferno dos incessantes sofrimentos e ali sofreram devidamente pelas suas ofensas, renasceram no mundo da Tranquilidade ou do Céu. Entretanto, como elas ainda mantêm certos vestígios de seu mau comportamento anterior, facilmente tendem a cometer alguma ofensa adicional, caluniando a Verdadeira lei ou falando desdenhosamente dos homens sábios. (...) Mas o Buda Sakyamuni entrou em nosso mundo saha com o título de Nonin ou "Aquele que Pode Tolerar". Ele é assim chamado porque não censura as pessoas pelas calúnias que elas cometem, e demonstra tolerância para com elas. Assim, são essas as qualidades especiais que o Buda Sakyamuni possui (...).
Dez maus atos: Males enumerados no Kusha Ron. São os três males físicos do homicídio, roubo e adultério; os quatro males verbais da mentira, bajulação (ou tagarelice), difamação e contradição; e os três males mentais da ganância, ira e estupidez ou visão errônea.
Os dezesseis filhos reais do Buda Daitsuticho fixaram residências em cadas uma das diferentes terras das dez direções e ali conduziram seus respectivos discípulos à salvação. O Buda Sakyamuni, que era reencarnação de um daqueles filhos, apareceu neste mundo saha. Nós também nascemos neste mundosaha. Portanto, não devemos de modo algum afastar-nos dos ensinos do Buda Sakyamuni. Mas todos deixam de compreender esse fato. Se observassem mais cuidadosamente esta qeustão, compreenderiam que, conforme diz o Sutra de Lótus, "Somente eu (Sakyamuni) posso salvá-los", e que eles não devem abandonar a mão salvadora do Buda Sakyamuni.
O Buda Sakyamuni, nosso pai e mãe, dotado das três virtudes de soberano, mestre e pai, é exatamente quem encoraja a nós, o povo expulso por todos os outros Budas, dizendo: "somente eu posso salvá-los". A gratidão que lhes devemos é mais profunda do que o mar, mais pesada que a terra e mais vasta que o céu.
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