O DHAMMAPADA - O CAMINHO - MAGGAVAGGA
Budismo

O DHAMMAPADA - O CAMINHO - MAGGAVAGGA




Nestes versos o Buddha nos ensina o caminho correto para a obtenção da budeidade.




XX
O   CAMINHO   -   MAGGAVAGGA

273. O melhor dos caminhos é o Caminho Óctuplo; (38) A melhor das verdades , as Quatro Nobres Verdades ; (39) O melhor dos estados, o liberto das paixões; o melhor dos homens, o que sabe e vê ( o Desperto). 

(38) Caminho Óctuplo - Atthangika Magga: consiste em 8 fatores:

..............1) palavra correta;

..............2) ação correta;

..............3) meio de vida correto:

..............4) esforço correto;

..............5) plena atenção correta;

..............6) concentração correta;

..............7) pensamento correto;

..............8) correta compreensão.

Estes oito fatores estão entrelaçados entre si, e cada um contribui para o aprimoramento e desenvolvimento dos outros. A finalidade destes oito fatores é facilitar o aperfeiçoamento no Caminho e subdividem-se em 3 os elementos essenciais ao treinamento da disciplina budista, que são:

..............I - Conduta ética (Moralidade) - Sila - consta dos  1º,2º,3º fatores do Caminho Óctuplo.

..............II - Disciplina Mental (Meditação) - Samâdhi - consta dos 4º,5º,e 6º fatores do Caminho Óctuplo.

..............III - Introspecção (Sabedoria) - Panna - consta dos 7º e 8º fatores do Caminho Óctuplo.

(39) As Quatro Nobres Verdades (catu sacca) são as seguintes: 

..............I  -  A Verdade  da  Existência  do  Sofrimento  (Impermanência  -  Anicca -,  Insatisfatoriedade  -  Dukkha  -, Impessoalidade - Anatta).

..............II - AVerdade da Causa, ou Origem, do Sofrimento (Desejo, Ambição, Anseio - Tanhâ).

..............III  - AVerdade da Cessação do Sofrimento (Extinção do Desejo, da Ambição, do Anseio - Nirvana).

..............IV  - O Caminho que conduz à Extinção do Sofrimento (Caminho Óctuplo).

274. Em verdade , este é o único Caminho, não há outro que conduza à purificação da mente. Seguindo-o, desnortearemos Mâra.

275. Seguindo este Caminho poreis termo à Dor. Descobri este Caminho quando descobri as raízes do sofrimento.

276. Tu próprio deves fazer o esforço. Os Tathagatas* apenas apontam o Caminho. Os meditativos que seguem o Caminho se libertam dos liames de Mâra.

*Tathagata: veja a nota 33, versículo 254.

277. Todas as coisas condicionadas (formas criadas) são impermanentes - anicca. (40) Quem isto vê com sabedoria vive em paz no mundo. Este é o caminho da purificação.

278.  Todas as coisas condicionadas são insatisfatórias (acarretam sofrimento) - dukkha (41) Quem isto vê com sabedoria vive em paz no mundo do sofrimento. Este é o caminho da purificação. 

279. Todos os Dhamma, estados condicionados e não condicionados não têm substância própria, não têm eu - anatta (42) (todas as coisas sem exceção). Este é o caminho da purificação.

(40, 41, 42) Nestes três ditos está a essência do ensino do Buda.

280. Aquele que, jovem e forte, não se esforça quando necessário, abandonando-se à preguiça, que é fútil, fraco, apático e sem determinação, este nunca encontrará o caminho da sabedoria.

281. Purificando-se pela abstenção de maus atos, observação da linguagem e vigilância da mente, alcançarás o caminho dos sábios.   

282. No exercício da meditação* desenvolve-se a sabedoria, no cultivo das paixões desenvolve-se a ignorância. Conhecendo esses dois caminhos, escolha aquele em que se desenvolve a sabedoria.

* Meditação : veja a nota 31, versículo 249.

283. Corta pela raiz a floresta inteira dos desejos, e não apenas uma árvore. Assim agindo, ó bhikkhu, vencerás as paixões.

284. Enquanto o homem não cortar pela raiz o desejo sexual, sua mente permanecerá cativa como o novilho ao úbere materno.

285. Extirpa o desejo, assim como arrancas o lótus murcho no outono. Esforça-te no Caminho do Nirvana indicado pelo Buda.

286. Aqui habitarei na estação das chuvas, ali estarei no inverno, acolá no verão. Assim raciocina o insensato,  sem refletir  na  impermanência  da  existência,  onde  a morte  em  qualquer momento  o espreita.

287. Assim como uma torrente inunda e arrasta a aldeia adormecida, assim a morte arrasta o homem apegado, que se deleita na abundância de filhos e rebanhos.

288. Os filhos, os pais, os parentes e os amigos não são refúgio para aquele de quem a morte se apossou.

289. Bem compreendidas estas coisas, o homem seguro de si, sábio e virtuoso, cedo encontrará o Caminho do Nirvana. 

fonte: http://www.radionovoshorizontesfm.com/caminhodoceu/recomendo/dhammapada.pdf

imagem: http://minhhanhdp.brinkster.net/KINH_PHAP_CU_GIANG/Kinh_Phap_Cu_Trang20.html



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