Budismo
O DHAMMAPADA - PRAZER TRANSITÓRIO - PIYAVAGGA
Nesta parte do Dhamampada somos esclarecidos como a inquietação mental causada pelo apego e pelos prazeres transitórios nos desvia da via da atenção plena, caminho seguro para o despertar.
XVI
PRAZER TRANSITÓRIO - PIYAVAGGA
209. Aquele que se dedica ao improfícuo e não se dedica ao que é útil e esquece o verdadeiro objetivo da vida à caça de prazeres transitórios, prepara o remorso de não ter seguido a melhor via (vigilância, plena atenção). **
** Veja a nota 31, versículo 249.
210. Observa com serenidade o prazer e a dor. A ausência do que se ama é dor e a presença do que não se ama é a dor.
211. Evita apegar-te, seja ao que for, pois não há sofrimento para os que, com serenidade, não se apegam, nem tem aversão.
212.Da afeição egoísta nascem a tristeza e o temor. Livres da afeição não sentiremos nem tristeza, nem temor.
213. Do amor (apego)* nasce a tristeza e o temor. Livre do amor não sentiremos nem tristeza, nem temor.
* O amor é uma das idéias essenciais da ética budista; o amor universal é o que deve ser cultivado, isto é, o amor incondicionado a todo ser vivo, não o amor egoísta (amor- apego).
214. Da sensualidade nascem a tristeza e o temor. Livres da sensualidade não sentiremos nem tristeza, nem temor.
215. Dos desejos dos sentidos nascem a tristeza e o temor. Quem deles de liberta desconhece a tristeza e o temor.
216. Da cobiça nascem a tristeza e o temor. Quem dela se liberta desconhece a tristeza e o temor.
217. O mundo estima aquele que possui virtude e sabedoria, que segue a Doutrina, o Caminho da Perfeição, cujas palavras são verdades e faz o que lhe cabe fazer.
218. Aquele que, com determinação, mantém a mente firme, que está liberto dos prazeres sensuais e vai contra a corrente das paixões da vida terrena está na fronteira do inefável Nirvana (Nibbana).
219-220. Assim como é recebido com alegria pelos amigos e parentes o que retornou são e salvo após longa ausência, assim também o recebe o mérito das suas boas ações em outra vida.
** Aquele que se opõem à corrente pela qual a Humanidade se deixa arrastar; a corrente das idéias errôneas relativas à natureza da existência e do erros de conduta por elas ocasionados.
Fonte: http://www.radionovoshorizontesfm.com/caminhodoceu/recomendo/dhammapada.pdf
imagem: http://minhhanhdp.brinkster.net/KINH_PHAP_CU_GIANG/Kinh_Phap_Cu_Trang16.html
loading...
-
O Dhammapada Completo.
Nesta postagem encontram-se os links para todas as partes do DHAMMAPADA, publicadas neste blog. O DHAMMAPADA - PARTE I O DHAMMAPADA - PARTE II O DHAMMAPADA - PARTE III O DHAMMAPADA - PARTE IV O DHAMMAPADA - PARTE V O DHAMMAPADA - PARTE VI O DHAMMAPADA...
-
O Dhammapada - A Ira - Kodhavagga
Nesta parte do Dhammapada, somos orientados a como evitar o renascimento (diário) no quarto estado inferior de existência (mundo), o estado de ira (Shura) XVII A IRA- KODHAVAGGA 221. Liberta-te da cólera, liberta-te do orgulho, quebra...
-
O Dhammapada - Xv Felicidade - Sukhavagga
Nesses versos do Dhammapada, o Buddha reafirma como caminho para obtenção da felicidade a eliminação de todos os causadores da inquietação mental (dukka). XV FELICIDADE - SUKHAVAGGA 197. Entre os que odeiam, felizes realmente são os que vivem...
-
O Dhammapada - O SÁbio - Panditavagga
Nesta parte do Dhammapada O Buddha nos instrui sobre as qualidades e as atitudes inerentes ao homem sábio e devotado ao Dharma. VIO SÁBIO - PANDITAVAGGA 76. Considera quem te aponta os defeitos como se te desvendasse tesouros. Segue o sábio...
-
O Dhammapada - VigilÂncia Ou Plena AtenÇÃo - Appamadavagga
Nesta seção do Dhamapada O Buddha nos mostra a necessidade da vigilância ou atenção plena para a obtenção do acesso ao Sublime Caminho e os benefícios da sua aplicação em nossas vidas. IIVIGILÂNCIA OU PLENA ATENÇÃO - APPAMADAVAGGA 21....
Budismo