O DHAMMAPADA - O SÁBIO - PANDITAVAGGA
Budismo

O DHAMMAPADA - O SÁBIO - PANDITAVAGGA





Nesta parte do Dhammapada O Buddha nos instrui sobre as qualidades e as atitudes inerentes ao homem sábio e devotado ao  Dharma.

VI
O SÁBIO - PANDITAVAGGA

76. Considera quem te aponta os defeitos como se te desvendasse tesouros. Segue o sábio que te reprova os erros. Na verdade, estar em tal companhia é um grande bem, e não um mal.

77. Evita, domina, foge de tudo o que não for o bem! Isso desagradará aos tolos, porém agradará aos sábios.

78. Não tenha por amigos os que praticam o mal. Junta-se aos bons, procura a amizade dos melhores dentre os homens.

79. Quem bebe na fonte da Doutrina vive feliz, com a mente tranquila. Alegra-se sempre o sábio com a Doutrina revelada pelo Buda.

80. Os que abrem canais conduzem a água para onde querem; os fabricantes de flechas modelam-nas; os carpinteiros trabalham a madeira à sua vontade; os sábios controlam a própria mente.

81. Da mesma forma que a rocha não é abalada pela tempestade, o sábio se mantém imperturbável diante das censuras, ou dos elogios.

82. Semelhante a um lago profundo, límpido e calmo, assim vive o sábio na completa serenidade, quando penetrado pela Doutrina.

83. Em qualquer circunstância, o sábio não emprega palavras fúteis, nem se deixa levar pelo desejo; a dor e a alegria não o alteram.

84. Aquele que, para si mesmo ou para os demais, não anseia por filhos, riquezas ou poder, que não sobrepõe seu próprio interesse ao que é correto, esse será virtuoso, justo e sábio.

85. Poucos homens alcançam a outra margem do rio da existência e realizam o Nibbana. A maioria perambula na mesma margem.

86. Aqueles que vivem conforme a Lei claramente anunciada, qualquer que seja a dificuldade, alcançam a outra margem vencendo a torrente da morte.

87-88. Abandonando a vida mundana e seguindo o Caminho da Verdade (Doutrina), o sábio encontra no recolhimento a felicidade, que lá parecia ausente. Livre dos desejos e prazeres e de tudo o que possa obscurecer a mente, vai ao encontro da Realização Suprema.

89. Aquele cuja mente está treinada em todos os graus do Conhecimento (17) que leva à Luz, desapegado de tudo, para quem a renúncia é felicidade e cujas paixões e desejos foram subjugados, este, mesmo nesta vida, atinge o Nibbana.

(17). Os graus do Conhecimento da Completa Compreensão (Iluminação) - Sambodhiangan - constam de 37 fatores:

I - Os quatro fatores relativos à plena atenção (Vigilância): 1) do corpo - kaya; 2) das sensações - vedana; 3) da mente - citta; 4) da Doutrina - Dhamma.

II - Os quatro Supremos Esforços: 1) esforço de evitar o mal (estados negativos de consciência: ódio, tristeza, sensualidade etc.) - acusala; 2) esforço de superar o mal existente na mente; 3) esforço de fazer surgir o bem (estados saudáveis e benéficos da mente) ainda não realizado; 4) manter e desenvolver, até à perfeição, o bem que já está presente.

III - Os quatro caminhos do aperfeiçoamento: volição, esforço-energia, mente e sabedoria.

IV - As cinco faculdades mentais - indriya: 1) confiança - saddha; 2) energia - viriya; 3) plena atenção - sati; 4) concentração - samadhi; 5) sabedoria - pannã ou pannâ.

V - Os cinco poderes - Bala: têm o mesmo significado das faculdades dos sentidos.

VI - Os sete fatores de iluminação - Bojjhangaou bodhianga: 1) plena atenção - sati; 2) investigação do Dhamma -Dhammavicaya; 3) energia - viriya; 4) alegria (êxtase) - piti; 5) serenidade - passaddhi; 6) concentração samadhi; 7) equanimidade - upekkha.

fonte:
http://www.radionovoshorizontesfm.com/caminhodoceu/recomendo/dhammapada.pdf

imagem: Internet Google Images



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