O Ichinen Sanzen e O Sutra do Lótus
Budismo

O Ichinen Sanzen e O Sutra do Lótus




Para entender-se a relação do Ichinen Sanzen com o Sutra do Lótus, irei mostrar passo a passo a evolução desse conceito, que está intimamente ligado ao capítulo II - Meios Expeditos, precisamente no contexto dos Ju Nyo Ze ou 'Os dez assim é'.

Ichinen Sanzen,  一念三千(um momento de vida - três mil condições ou três mil mundos em um momento da vida ou 'um pensamento engloba três mil possíveis condições de vida'). Este é um dos princípios centrais da escola  Tien Tai que ensina que todos os fenômenos, definidos pelos Dez Estados ou Mundos de Vida  (ju-hokkai 十界) , as Dez Modalidades de Expresão de Vida  (ju nyoze 十如是)  e os três dominios ou três princípios de diferenciação (san-seken, 三世間),  são inerentes a qualquer momento da vida de um ser. Em outras palavras, é o princípio em que todas as formas de vida, são envolvidas por três mil condições explícitas, sob a quais a vida se manifesta como um fenômeno. Por esta teoria, Zhiyi mostrou que todos os fenômenos, ou seja, a mente e o próprio corpo, o meio ambiente, os  animados e inanimados, a causa e efeito, são partes integrantes de um único momento da vida de uma pessoa comum. Antes dos ensinamentos do Sutra do Lótus, geralmente sustentavam que a mente era a raiz de todos os fenômenos e que todos os fenômenos surgiam da mente, enquanto o princípio do ichinen sanzen , derivado do Sutra do Lótus ensina que mente e todos os fenômenos são funi (不二) "dois, mas não dois", e que um não pode existir sem o outro. As três mil condições do universo estão incluídas em um momento de vida, e, simultaneamente, um momento da vida penetra nessas  três mil condições. Nichiren assumiu todo o conceito de ichinen sanzen formulado por Zhiyi e o chamou ri no ichinen sanzen (princípio de um momento de vida - três mil condições). Ele também desenvolveu um método de prática espiritual que, através da experiência, pode-se usar este princípio para alcançar a iluminação . Este é o ji no ichinen sanzen (a prática de  um momento de vida - três mil condições). O primeiro ichinen sanzen teórico, era: a vida de um mero mortal dentro dos nove estados de vida e, o estado de Buddha permanecia latente. O ichinen sanzen concreto é o em que o estado de Buddha, está plenamente ativo e visível. Foi essa razão que possibilitou Shakyamuni atingir a iluminação no passado remoto, é o ShoHo Jisso (realidade última), as dez modalidades de expresão de vida (ju nyoze 十如是), sem começo ou fim. Nichiren percebeu que através do Odamimoku NaMu MyoHo RenGe Kyo, pode-se alcançar essa realidade . "Recite o título do Sutra do Lótus e você poderá absorver todas as implicações deste Sutra (A Realidade Última do Buda) e, assim, desenvolver a natureza de Buddha latente em todos nós."


- Os Dez Mundos, ou Dez Estados de Vida (Jikki ou ju-hokkai 十 界).

Abreviatura de dez mundos do Dharma. Classificação estabelecida por Zhiyi, distingue dez tipos de "mundos" aos quais pertencem todas as criaturas: o mundo do inferno, o mundo dos fantasmas famintos, o mundo animal, o mundo dos asuras, o mundo humano, o mundo da espíritos celestes (ou céu), o mundo dos ouvintes, o mundo dos pratyekabuddhas (iluminação para si mesmo), o mundo dos bodhisattvas, o mundo dos Buddhas.

Também denominados como:

1  . Estado de Inferno (Jigoku)
2  . Estado de Fome (Gaki)
3  . Estado de Animalidade (Tikusho)
4  . Estado de Ira (Shura)
5  . Estado de Tranqüilidade (Nin)
6  . Estado de Alegria (Ten)
7  . Estado de Erudição (Shomon)
8  . Estado de Absorção (Engaku)
9  . Estado de Bodhisattva (Bosatsu)
10. Estado de Buddha (Butsu)


- As Dez Modalidades de Expresão de Vida (ju nyoze, 十如是)


如是相。如是性。如是体。如是力。如是作。如是因。如是縁。

nyo ze so – nyo ze sho – nyo ze tai – nyo ze riki – nyo ze sa – nyo ze – in – nyo ze en

如是果。如是報。如是本末究竟等。

nyo ze ka – nyo ze ho - ny ze hon - matsu ku kyo to

assim é aparência – assim é natureza – assim é ser – assim é poder – assim é influência assim é causa inerente – assim é relação - assim é efeito latente – assim é efeito manifesto – assim é origem – fim “finalmente depois de tudo” (globalmente) – igual

que com seu teor simplificado, são expostas como:

Aparência, natureza, ser, poder, influência, causa inerente, relação, efeito latente, efeito manifesto e sua consitência, do princípio ao fim.

- Os três domínios ou três princípios de diferenciação (san-seken, 三世間)

Go On Seken (互隐世間)

 O domínio dos cinco agregados, (goon) mostra as diferenças na qualidade dos cinco skandhas: forma, percepção (sensação), concepção (ou pensamento), vontade (ou ação) e da consciência


Koku Do Seken (囯土世間)

- O domínio de seres não vivos mostra os diferentes tipos de seres - cada um dos quais consiste dos cinco agregados - que vivem nos Dez Mundos.

Shu Jo Seken (衆生世間)

- O domínio dos seres vivos representa o espaço habitado pelos seres viventes.


E finalmente da aplicação do conceito de que cada um dos Dez Mundos, ou Dez Estados de Vida (Jikki ou ju-hokkai 十 界) contém e está contido por todos os dez "que resulta em cem" e que todos os cem possuem as As Dez Modalidades de Expresão de Vida (ju nyoze, 十如是), resultando em mil, e todos os mil existem nos três domínios ou três princípios de diferenciação (san-seken, 三世間), chega-se ao número de três mil condições, do Ichinen Sanzen 一念三千(um momento de vida - três mil condições ou três mil mundos em um momento da vida ou 'um pensamento engloba três mil possíveis condições  de vida'.


Fonte: http://www.nichiren-etudes.net/index.htm



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