Budismo
O coração do capítulo Juryo A duração da vida do Tathagata - Ensino de NIchiren Shonin
O coração do capítulo Juryo
A duração da vida do Tathagata
Neste gossho de Nichiren Shonin podemos observar e analisar a importância da essência da mensagem do Capítulo XVI do Sutra do Lótus - A duração da vida do Tathagata, ele faz aqui os devidos comentários sobre a evolução dos ensinamentos do Buda durante os quarenta anos de sua pregação com os enunciados dos vários ensinos pregados através dos sutras anteriores ao Sutra do Lótus, bem como o posicionamento dos enunciados teórico e fundamental do próprio Sutra do Lótus. Encontramos aqui ideias básicas do conceito do ichinen-sanzen 一念三千 "um pensamento abrange três mil possíveis condições de vida" , bem como da evolução do princípio dos meios expeditos HoBen 方便 e do kaigon-kenjitsu, 開権顕実 "rejeitar o provisório e revelar o definitivo".
Para compreender bem meu posicionamento ao publicar esse gossho, aconselho a todos lerem a postagem que antecede a esta, Budismo sem budismo - do Blog The Endless Further - por David Riley, através do link
http://shinjinka-acosmologiadosutradoltus.blogspot.com.br/2016/04/budismo-sem-budismo-do-blog-endless.html
depois de sua leitura, podemos refletir sobre os modernos posicionamentos em relação aos conceitos budistas como karma, renascimento etc. e compará-los aos posicionamentos dos antigos mestres (inclusive Nichiren Shonin) sobre as visões retóricas ou não dos ensinos budistas relatados nos infinitos sutras enunciados e escritos desde a época da vida e pregação de Shakyamuni, o que só irá contribuir para fundamentar mais e mais nosso entendimento e particular compreensão da filosofia budista.
"Quando o Senhor Shakyamuni ensinou o capítulo Juryo (XVI) , declarou, aludindo ao que todos os seres vivos tinham ouvido em ensinamentos anteriores ao Sutra do Lótus e dos ensinamentos teóricos do Sutra do Lótus: "Todos os seres dentro dos mundos-estados dos seres celestiais, dos homens e de todos os asuras pensam que Shakyamuni atingiu a iluminação suprema depois de deixar o palácio dos Shakya e sentar-se sobre o lugar da meditação não muito longe da cidade de Gaya . " Esta frase expressa a concepção generalizada entre todos os discípulos e todos os grandes bodhisattvas a partir do momento que Shakyamuni começou a ensinar Kegon até que ele finalmente expôs o capítulo Anrakugyo (XIV) do Sutra do Lótus .
Os sutras anteriores ao Sutra do Lótus tem dois defeitos. Em primeiro lugar ", ensinando que os dez mundos-estados são separados uns dos outros, eles não vão além das doutrinas provisórias ." Em outras palavras, eles não revelam o princípio do ichinen sanzen nem o princípio de "rejeitar o provisório e revelar o definitivo", nem a possibilidade das pessoas que estudam os sutras Hannya atingirem a iluminação, princípios que derivam da definição das dez condições dadas no capítulo Hoben (II) do ensinamento teórico . Em segundo lugar, "ensinando que Sakyamuni atingiu a budeidade, pela primeira vez neste mundo-estado, eles não conseguem revelar a sua condição provisória no estado de buda." Assim, eles não estabelecem o fato, mencionado no capítulo Juryo ( XVI) , de que Shakyamuni alcançou a iluminação em um passado distante . Estes dois princípios são a espinha dorsal de todos os ensinos expostos por Shakyamuni durante sua vida e no coração de todos os sutras.
Dentro dos ensinamento teóricos do Sutra do Lótus foi afirmado o princípio da realização do estado de buda pelas pessoas devotadas aos sutras Hannya , que esmagou uma das deficiências dos sutras pregados durante quarenta anos. Mas como o capítulo Juryo (XVI) ainda não tinha sido ensinado o verdadeiro princípio do ichinen sanzen permaneceu obscura a possibilidade das pessoas devotadas aos Hannya sutras, de atingir o estado de buda, não foi claramente confirmada. A este respeito, o ensino teórico é como o reflexo da lua na água, ou como algas flutuantes sem raízes ao sabor das ondas.
O Buda também disse: "Agora, os homens de devota fé ... o tempo é sem limites ou fronteiras, se passaram cem, mil, dez mil, cem mil nayuta asogi kalpas desde que eu de fato haver atingido o estado de Buda." com esta única afirmação, ele refutou como grandes mentiras as palavras do Kegon "Eu atingi pela primeira vez o estado de Buda", implicando que Sakyamuni atingiu o estado de Buda, pela primeira vez neste mundo-estrado; nos sutras Agama onde lemos: "cheguei pela primeira vez no Caminho"; no Sutra Vimalakirt está escrito: "Pela primeira vez, o Buda sentado sob a árvore da sabedoria"; no Daijuku Sutra ele diz: "Dezesseis anos se passaram desde que o Buda veio pela primeira vez para a iluminação"; a passagem do Sutra Mahavairochana descreve a iluminação do Buda como tendo ocorrido "alguns anos atrás, quando eu me sentei no lugar de meditação"; o Sutra Ninno que se refere a iluminação de Buda como um evento que ocorreu "há vinte e nove anos"; o Muryogi em que o Buda diz: "Antes, eu me sentei no lugar de meditação"; e o capítulo Hoben (II) do Lotus Sutra no qual lemos: "A primeira vez que se sentou no lugar de meditação."
Quando chegamos ao capítulo Juryo (XVI) do ensino fundamental , a crença de que Sakyamuni atingiu o estado de Buda pela primeira vez de sua vida nesse mundo-estado é cancelada, e, portanto, os efeitos dos quatro ensinamentos também são negados. Se os efeitos dos quatro ensinamentos são cancelados, as suas causas também perdem a sua eficácia. A palavra "faz com que" aqui se refere à prática budista de alcançar a iluminação ou as diferentes etapas dos discípulos dentro da prática. Assim, as causas e efeitos de ensinamentos anteriores ao Sutra do Lótus e do ensinamento teórico no Sutra do Lótus são totalmente refutadas, e as causas e efeitos dos dez mundos-estados no ensino essencial são revelados. Este é o princípio da causa subjacente e o efeito fundamental (Honga-mio). Ele ensina que os nove mundos-estados estão todos presentes na natureza de buda desde tempos imemoriais e que o estado de buda é eternamente inerente aos outros nove mundos-estados. Este é o verdadeiro significado da inclusão mútua dos dez mundos , cem mundos e mil modalidades , o verdadeiro princípio do ichinen sanzen .
Se refletirmos sobre tudo isso, torna-se claro que o Buda Vairocana , retratado no Sutra da Guirlanda de Flores como sentado em um trono em forma de lótus e que o Buda Sakyamuni que é descrito com dezesseis pés no sutras Agama , bem como os outros Budas provisórios descritos no sutras Hodo , Hannya , Konkomyo , Amida e Dainichi , são apenas reflexos do capítulo "A Duração da Vida do Tathagata" (XVI) . Eles são como imagens flutuantes da lua refletindo em lagoas cheias de água de diferentes tamanhos. Mas os monges eminentes e mestres de várias escolas , inicialmente, equivocados sobre o significado dos sutras que são a base para a sua doutrina e, mais fundamentalmente, ignoram o capítulo Juryo * (XVI) do Sutra de Lótus . Portanto, eles voltam para a lua refletida na água. Alguns deles entram na água e tentam pegar o astro brilhante com a mão, enquanto outros tentam usando uma corda e um laço. Sobre esse tema , o Grande Mestre Zhiyi disse: "Eles ignoram totalmente a lua no céu e se prendem em admirar seu reflexo na lagoa" , comparando essa associação aos ensinamentos anteriores ao Lotus Sutra e ao teórico do Sutra do Lotus com as pessoas que não vêem a lua no céu e percebem somente a sua reflexão em uma lagoa.
Nós também lemos em Sogi Ritsu que quinhentos macacos, ao descer da montanha, viram o reflexo da lua na água e tentaram agarrá-lo. Mas porque era apenas um reflexo, não tiveram sucesso, cairam na água e se afogaram. Este texto compara esses macacos a Devadatta e o grupo de seis monges que viviam no mesmo tempo que o Buda.
Se o capítulo Juryo (XVI) não existisse, todos os ensinamentos de Shakyamuni seriam como um céu sem sol ou sem lua, como montanhas ou mares sem tesouros, ou como uma pessoa sem alma. Assim, sem o capítulo Juryo (XVI) , os sutras não teriam sentido. Sem raízes, ervas secam rapidamente e um rio sem uma fonte não fluirá muito longe. Uma criança sem pais será desprezada. O Daimoku "Namu Myoho Renge Kyo" , o coração do capítulo Juryo (XVI) , é a mãe de todos os Budas das dez direções e das três fases da vida.
Com meu profundo respeito,
Nichiren.
O décimo sétimo dia do quarto mês"
ANTECEDENTES - Esta carta é datada de 17 de abril, mas o ano em que foi escrito, bem como a identidade do destinatário permanecem incertos. Seu conteúdo é muito próximo ao que Nichiren escreveu sobre a importância do capítulo Juryo, no "Tratado de abertura dos olhos". Portanto, embora seja geralmente datada de 1271, alguns pensam que pode ter sido concluída após a redação deste tratado, em 1272. No entanto, expressa de forma muito clara e concisa as comparações sucessivas entre os ensinamentos anteriores ao Sutra de Lótus, os ensinamentos teóricos e essencial do Sutra do Lótus e dos ensinos de Nichiren.
Fontes:
Tradução do texto do Site "Les etudes du Nichiren"http://www.nichiren-etudes.net/gosho/analyse/juryo.htm
Extraído de:The Essence of the Juryo Chapter ou The Essence of the Life Span Chapter
- http : //www.sgilibrary.org/view.php?page=182&m=1&q=Essence%20of%20the%20Life%20Span- commentaires : http : //nichiren.info/gosho/bk_EssenceJuryoChapter.htm
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