Budismo
INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM DO SUTRA DO LÓTUS - parte 3
Hoje recebí através de um comentário de um leitor do Blog, o pedido para que eu poste uma matéria sobre algum ensino de Nichiren Shonin, a princípio achei bastante pertinente aos objetivos do blog, pois afinal todos os ensinos de Nichiren são baseados no Sutra do Lótus. Então me perguntei qual seria o mais apropriado, e mais relacionado com os objetivos deste blog, no qual procuro apresentar a natureza cosmológica do Sutra do Lótus, e cheguei a seguinte conclusão:
Qual o maior ensino ou legado de Nichiren?
Muitos devem a princípio responder O Rissho Ankoku Ron, 立正安国論 (Tratado sobre a pacificação do país pelo estabelecimento do verdadeiro Budismo).
Porém ao meu ver, o maior ensino e legado de Nichiren, e o mais profundo na transmissão da mensagem do Buddha sobre a natureza universal e única de todos os seres, é o próprio Gohonzon, e aí mais uma vez surgirá outra questão: O que o Gohonzon tem a ver com o Sutra do Lótus e sua cosmologia?
TUDO!, pois na realidade o(s) Gohonzon(s) incritos por Nichiren, não são simples mandalas, como muitos pensam, nem tampouco objetos destinados a trazer-nos boa sorte, benefícios, ou como já me perguntaram uma vez, se podiam ser utilizados como essas mandalas circulares (redundâncias a parte) vendidas nas casas de artigos religiosos, pendurados em frente a porta da casa para afastar as "más energias". O Gohonzon é sim a representação gráfica da cena principal do capítulo do Sutra do Lótus, que exprime com maior clareza a mensagem do Buddha, da natureza equânime de todos os seres e da sua inter-relação universal, em qualquer tempo e lugar.
E qual é essa cena?
A cerimônia do Ar do capítulo XI - O Aparecimento da Torre de Tesouros, observando bem o Gohonzon vocês irão vizualizar o que eu digo:
Ao centro voces verão a própria Stupa ou pagoda, ou seja a torre de tesouros, representada pela inscrição do Odaimoku grafado com os sete caracteres Na Mu Myo Ho Ren Ge Kyo, notem que Nichiren, através de sua caligrafia estilizada, começa a ponta da torre com o caractere Nan um pouco estreito, como é essa parte das pagodas e termina a base com o caractere kyo bem alargado, como são realmente os pavimentos inferiores das pagodas sino-japonesas. Ladeando a torre estão inscritos os nomes do Buddha Shakyamuni e Taho Nyorai, ao seu redor os quatro bodhisattvas notáveis, e a cada nível todos os outros seres celestiais e humanos descritos no texto da cerimônia do ar.
E é essa a mensagem principal do Sutra do Lótus, que Nichiren nos legou através dessa profissão de fé que é o próprio Odaimoku, "Devoto-me ao Maravilhoso Dharma do Sutra da Flor do Lótus", deixada pelo Buddha Shakyamuni:
De que: "era após era desde a criação do universo atual, A Lei da Flor, (HoKeKyo), irá se propagar em toda sua amplitude, levando todo o cosmos ao seu estado de pureza original, ou seja "O Estado de Buddha".
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