Budismo
RESUMO DAS MENSAGENS CONTIDAS NO SUTRA DO LÓTUS
Nesta postagem elaborei um pequeno resumo das mensagens contidas em cada capítulo do Sutra do Lótus, para tentar auxilar, a todos que procurem aceder a este Sutra, na sua correta interpretação e perfeito entendimento.
Capítulo I - Introdução
Neste capítulo nos são transmitidas, principalmente, a ideia da atemporalidade da "Lei" do Sutra do Lótus; da possibilidade de obtenção por todos os seres da budeidade, e, de que o resultado do auto-conhecimento, quando mantido sem retrocesso , é a própria iluminação, pelas figuras retóricas respectivamente: dos Buddhas do passado; da presença dos quatro tipos de crentes, seres celestiais, infernais, e divindades animalizadas; dos Arhats e Bodhisattvas.
Capítulo II - Meios Expeditos
Neste capítulo, que é a chave de todo o ensinamento teórico do Buddha, é revelada a grande e única razão para o aparecimento dos Buddhas no universo, o principio dos três veículos em um só e a verdadeira natureza dos fenômenos, além de explicar a necessidade do uso dos meios expeditos em sua pregação. E o seu teor serviu de base para a formulação teórica do princípio dos Tres Mil Espaços Existenciais em um só Pensamento.
Capítulo III - Metáforas e Parábolas
Neste capítulo o Buddha nos reforça a importância do uso dos meios expeditos, e o conceito do veículo único como o meio mais seguro e rápido de alcançarmos a budeidade.
Capítulo IV - Fé e Compreensão
Neste capítulo o Buddha nos apresenta a justificativa e o porque da importância e necessidade do uso de meios expeditos na transmissão da lei, devido aos diferentes níveis e formas de compreensão por parte de todos os seres.
Capítulo V - A Parábola das Ervas Medicinais
Através da parábola deste capítulo o Buddha ilustra bem, que embora seus ensinamentos sejam ministrados de forma equânime e imparcial, os seres possuem diferentes formas de absorção e discernimento da "lei", de acordo com as suas capacidades e habilidades.
Capítulo VI - Atribuição de Profecias
Aqui o Buddha afirma que embora todos os seres possuam capacidades de fé e compreensão diferentes, todos, embora uns mais rapidamente e outros com maior lapso temporal, atingirão a budeidade.
Capítulo VII - A Parábola da Cidade Ilusória
Através deste capítulo o Buddha reafirma a posição da universalidade do alcance da budeidade, porém em períodos e eras diferentes para cada grupo de seres, e novamente ressalta a importância dos meios expeditos no desenrolar desse longo processo.
Capítulo VIII - Profecia de Iluminação para Quinhentos Discípulos
Neste capítulo o Buddha demonstra mais uma vez que a budeidade apesar de poder ser alcançada através dos veículos menores, o meio mais rápido e seguro para sua obtenção é o do veículo único, ou seja dos tres veículos em um só.
Capítulo IX - Profecias Conferidas a Aprendizes e Adeptos
O capítulo IX como em todos que tratam de alguma forma sobre profecias de obtenção de budeidade, conferidas individualmente ou a grande números de seres, transmitem, na realidade, mensagens explícitas da maior afirmação do Budismo Mahayana: que a obtenção da iluminação está ao alcance de todos os seres, sem exceção, e só dependem do esforço e dedicação de cada um, na prática da "Lei" e que mais facilmente atingirão esses seres à iluminação pela aplicação do veículo único.
Capítulo X - O Mestre da Lei
Em seu teor este capítulo é mais especificamente destinado aos Bodhisattvas, que deverão ser os emissários do Buddha, após a extinção deste, especifíca as regras de conduta na propagação da lei e as cinco práticas que devemos adotar em relação ao Sutra: crer (entendendo-o com o uso da razão) lê-lo, recitá-lo, ensiná-lo e transcrevê-lo.
Capítulo XI - O Aparecimento de Uma Torre de Tesouros
Neste capítulo além do Buddha enfatizar, pela cerimônia do ar, que todos os seres possuem a capacidade de obtenção da budeidade, mas que por sua vez o seu alcance é de altíssimo grau de dificuldade, ele nos transmite uma mensagem oculta, dentro dos conceitos afirmados no capítulo II, e aqui no capítulo XI; o primeiro é o conceito afirmativo extraído do Yui Butsu Yo Butsu, ou seja a "Lei" só pode ser compreendida e partilhada entre Buddhas, assim ele nos faz entender, que só obtemos a budeidade quando compreendemos a "Lei", e nos infunde a ideia de que a "Realidade da Lei" e "O Estado de Buddha" são unos e simultaneamente contentor e contido.
Capítulo XII - Devadatta
Embora um tanto controverso, pelo fato deste capítulo não ser encontrado nas versões mais antigas dos originais em sânscrito, ele é o veículo da afirmação básica das escolas mahayana, e também do Sutra do Lótus, de que a budeidade é passível de obtenção por qualquer ser, independentemente de seu gênero, sexo ou grau de evolução.
Capítulo XIII - Admoestação para Abraçar o Sutra
Neste capítulo o Buddha novamente reafirma a possibilidade de obtenção da budeidade pelas mulheres, sem necessidade de renascimento como homens, como pregavam os ensinamentos provisórios, e faz previsões da dificuldade da propagação da "Lei" nas eras seguintes.
Capítulo XIV - Práticas Pacíficas
Este capítulo é em verdade um guia de orientação prática de ética e moralidade destinado não só aos bodhisattvas mas a todos nós, praticas essas que devem ser adotadas como base no processo de purificação mental para estarmos realmente aptos a propagar o Sutra e obtermos a compreensão da lei, e por conseguinte o alcance da budeidade.
Capítulo XV - Emergindo da Terra
Considerado como o início do ensino fundamental, esse capítulo reafirma novamente a atemporalidade da "Lei", através das miríades de bodhisattvas emersos da terra e também a capacidade da obtenção do estágio antecedente ao de Buddha, pelos seres originalmente nascidos neste mundo Saha.
Capítulo XVI - A Duração da Vida do Tathagata
Neste capítulo, fundamentalmente importante para o entendimento do Sutra, além de afirmar a natureza atemporal da "Lei" e do Buddha, Shakyamuni demonstra também a natureza imaterial de ambos, ou seja a sua existência independente de tempo e lugar no universo.
Capítulo XVII - Distinção de Benefícios
Através da distinção de benefícios o Buddha nos mostra mais uma vez como de acordo ao nível de compreensão e aplicação da "Lei" afere-se universalmente o estágio de cada ser em relação à budeidade, e ao mesmo tempo ele nos exorta aqui à prática dos paramitas, como via de regra para nossa evolução.
Capítulo XVIII - Os Benefícios da Alegre Aceitação
Neste capítulo o Buddha esclarece que, especialmente no caso dos seres humanos, quando da sua alegre aceitação e propagação da "Lei", todos poderão chegar a perfeição da budeidade.
Capítulo XIX - Os Benefícios do Mestre da Lei
Aqui o Buddha descreve como pelas etapas de purificação do corpo, mente e sentidos, chegamos finalmente a obter a presciência e consciência do Verdadeiro Buddha Dharma.
Capítulo XX - O Bodhisattva Nunca Desprezando
Neste capítulo o Buddha nos exorta principalmente à prática da tolerância, paciência, humildade e perseverança, como instrumentos de preparação para a obtenção da budeidade.
Capítulo XXI - Os Poderes Místicos do Tathagata
Aqui o Buddha descreve que através do entendimento correto da "Lei", os seres são aptos a obtenção da Budeidade, e vice-versa, afirmando mais uma vez a mensagem de que os Dharmas são unos.
Capítulo XXII - Transmissão
Este capítulo foi aqui alocado por Kumarajiva, para demonstrar que a transmissão dos ensinos deve ser universal e atemporal, corresponde ao capítulo XXVII da versão original em sânscrito.
Capítulo XXIII - Os Feitos Passados do Bodhisattva Rei da Medicina
Nesta fase o Buddha passa a nos ensinar que quando obtemos o conhecimento da "Lei" através da credibilidade, obtemos também a ausência da dualidade e a liberação da mente dos grilhões da existência física.
Capítulo XXIV - O Bodhisattva Myozon
Este capítulo nos transmite a ideia das miríades de doutrinas pregadas pelo Buddha, representada pelas figuras das oitenta e quatro mil flores de lótus e bodhissattvas, e o próprio Bodhisattva Myozon, representa a pluralidade dos elementos uteis para a obtenção da budeidade.
Capítulo XXV - A Passagem Universal do Bodhisattva Kanzeon
Aqui a figura do Bodhisattva Kanzeon, representa mais uma vez a aplicação dos paramitas, principalmente O Virya Paramita e O Dana Paramita.
Capítulo XXVI - Dharani
Neste capítulo o Buddha explana que todos os seres envolvidos com a propagação e exercício da "Lei" estão sempre "protegidos" pelos diferentes habitantes das inúmeras esferas de existência, inclusive os das esferas "demoníacas", o que deve nos fazer, sob a óptica do Sutra, repensar nossa opinião sobre eles.
Capítulo XXVII - Os Atos Passados do Rei Adorno Maravilhoso
Aqui o Buddha explana mais uma vez a natureza atemporal da "Lei" e do "Buddha", além de nos dar uma ideia relativa ao conceito de Karma.
Capítulo XXVIII - O Incentivo do Bodisattva Universalmente Meritório (Samantabhadra)
Aqui o Buddha declara as quatro condições para obtenção do Sutra:
Ser protegido pela atenção dos Buddhas, haver cultivado durante suas existências uma multitude de virtudes, pertencer a um grupo corretamente determinado e cultivar a intenção de auxiliar a todos os seres a obter a iluminação.
Samyagdarsin Sharamanera
संयग्दर्सिन शरमनेर
Imagem Internet Google Images
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