Capítulo Juryo: a "Revelação da Vida Eterna do Buda"
"Viver" eis o grande mistério. As vezes nos questionamos com questões do tipo: qual o sentido de viver uma existência? Qual é nossa original natural? De onde surgimos e para onde pretendemos seguir?
Se desviarmos nossa mente apenas com riquezas materiais e prazeres momentaneos, não poderemos obter a verdadeira felicidade muito menos desfrutar uma vida de plena satisfação.
As respostas as estas questões fundamentais são apresentadas no 16º Capítulo do Sutra de Lótus, Juryo.
Nitiren Daishonin afirmou:
"Se não fosse pela existência do capítulo Juryo entre todos os ensinos de Sakyamuni, estes seriam como o céu sem o sol e a lua, um reino sem rei, as montanhas e os mares sem tesouros ou uma pessoa sem alma.(END, vol. 4, pág.219.)
O propósito é explanar com maior clareza a essência deste capítulo que recitamos diariamente.
O que ensina exatamente? Em sucintas palavras revela a "eternidade da vida". O termo juryo do título do capítulo Nyorai Juryo significa "sonda a extensão da vida" e esclarece que a extensão da vida do Buda é imensurável.
Sakyamuni explica a eternidade da vida em termos de sua própria existência, ou seja, como um relato de experiência.
A síntese dessa experiência é a seguinte: "Muitos pensam que eu (Sakyamuni) renunciei ao mundo secular quando jovem e, praticando as austeridades budistas, atingi o estado de Buda sob a árvore bodhi, no passado inconcebivelmente remoto de gohyaku-jintengo (infinito passado). Desde então, vim doutrinando inúmeras pessoas neste mundo saha e em inumeráveis outras terras. A extensão de minha vida é portanto insondável, eterna e imperecível."
Neste momento, alguns podem estar se questionando: "Fala-se que a vida de Sakyamuni é eterna, mas, na realidade ele morreu. Isto não significa que a extensão da vida do Buda é finita?"
A resposta a esta questão encontra no próprio capítulo Juryo. Este capítulo explica que Sakyamuni, que atingiu a iluminação pela primeira vez na Índia e entrou no nirvana, é um buda provisório ou "expediente", ao passo que Sakyamuni que atingiu a iluminação no remoto passado, e cuja vida é eterna e imperecível, é um "buda verdadeiro".
Para revelar a eternidade da vida que percebeu por si mesmo, Sakyamuni manifestou sua identidade de Buda em outras existências passadas e continuará conduzindo as pessoas por toda eternidade.
Essa condição de Buda é uma manifestação da lei fundamental do Universo chamada Lei Mística, que é eterna, abrangendo as três existências do passado, presente e futuro.
Conclui-se portanto, que Myoho-rengue-kyo é a entidade do Buda que atingiu a iluminação no remoto passado, ou seja, que Sakyamuni e todos os outros budas são manifestação da Lei Mística. Esta é a interpretação substancial do capítulo Juryo.
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