Prajnaparamita - Técnica dos 8 elementos - CEBB - Lama Padma Samten
Budismo

Prajnaparamita - Técnica dos 8 elementos - CEBB - Lama Padma Samten


Seguem minhas anotações do que Lama Padma Samten ensinou durante o retiro de inverno 2014, no CEBB Viamão, RS. 

Mantra: Lama Padma Samten recitando no Youtube


Texto: madjantavibanta de Maytrea

Técnica prática ao contemplar qualquer coisa: "isso é" (iludido) / "não é" (liberado) / "e é" (conscientização de um sonho. Do lado de fora do sonho mas consciente de que, dentro do sonho,  é. )

Aprofundamento:

- Meditação:
Eleger formas de qualquer tempo.  Grosseiras ou sutis.
Reconhecer sua coemergência com um estado mental interno que lhe dá sentido.
Perceber o movimento de energia (formas atraentes, repulsivas ou neutras). Cada forma está associada a uma bolha de realidade.
Existência e vacuidade não competem. Tratam das mesmas coisas. Basta olhar a coemergência. Processo vazio e luminoso: sem rigidez. Logo, a liberação é possível. Compreensão da mandala vajra.
Na visão budista, o mundo é como um espelho que reflete o conteúdo da mente.
A transição não diz respeito aos objetos mas ao lugar, o ponto de onde se pode olhar. Estabilizando isso,  aparece a mandala vajra.

- Descrição item a item (roteiro):
0. Estamos no tempo perfeito pra meditar.  Lugar perfeito. Todas as condições perfeitas.
1. Puxamos a forma com um item prático a nossa frente. Depois outros skandas.
2. Contemplamos a coemergência
  • 2a. Entre mente e forma (grosseiro)
  • 2b. Entre mente, forma. energia, paisagem, identidade:  a bolha (sutil) o aspecto secreto é o lugar de onde se olha (de fora da bolha)
3. Forma é vazia (grosseiros não contém o sutil) - vacuidade (repousar um tempo ao perceber)
4. Aspecto luminoso coemergente (ex. Cubo desenhado - sutil coemerge com grosseiro, sem contradição)
5. Aspecto grosseiro vazio. Aspecto sutil luminoso. Vacuidade e luminosidade ao mesmo tempo. 
6. Cinco lungs. Aspecto grosseiro estimula o aspecto sutil que brota. E a energia se movimenta com o aspecto sutil (aparência do aspecto grosseiro).
7. Contemplar a magia disso.
8. Compreendida a natureza vajra, sorrimos (oferecemos as aparências a Samantabadra). O samsara aparece como uma realidade artificial e fugaz, menor, muito menor que a mente do Buda (daí o sorriso). :)

Vídeo também:

Obs.: Etapa seguinte: repousar na presença. Sabedoria primordial.
Sem nem sabedoria discriminativa. Não precisa nem da estabilidade.  Sempre presente. Por isso os treinos em estados mais perturbados também. Não precisa ser Shamata. As formas não tiram a visão do espaço primordial e a luminosidade que dá origem e mantém as aparências vajra. Mantém-se dentro dessa manifestação livre. Dentro da mandala nem é preciso mais foco. Pode-se estar desatento.
Mandala primordial como refúgio sem esforço.
Ler texto do pico do junipero - mahamudra em 4 itens (apenas quando estiver na mandala primordial).
Depois: meditação nos 5 bardos. Como não se atrapalhar em cada um deles
Depois: contemplação das identidades e dissolução da sensação delas e de existir. Pela clareza de como isso surge. Liberamos a energia. O problema não é operar com uma identidade mas avidya. (Final do bloco 2)


P.S.: O Roberto, do GEBB-Recreio, com base no vídeo do Marcelo Nicolodi acima, fez um outro resumo de apenas 8 pontos, que pode facilitar o entendimento. Compartilho com a autorização dele:

"A análise do prajnaparamita é equivalente a vipassana (investigação da realidade como ela é).
Resumo super-simplificado dos 8 passos:
1) observação das formas - 5 skandas.
2) observar a coemergência.
3) ver a vacuidade.
4) ver a luminosidade.
5) observar simultaneamente a vacuidade e a luminosidade.
6) observar as energias (5 lungs).
7) ver o conjunto da realidade sob os parâmetros da vacuidade e da luminosidade (a magia da vida).
8) equanimidade (não ser arrastado mais pelas paisagens)" - sorriso

OBS.: Melhor evitar qualquer coisa que gere sofrimento. Ainda mais se desenvolvermos nossa prática e pudermos ver como as ações pequenas podem causar um sofrimento enorme, justamente pela vacuidade de tudo  aceitar qualquer luminosidade. Em nós mesmos pelo carma ou diretamente na outra pessoa. Exemplo: você trai e a pessoa e ela se mata por causa disso... Imagine o carma negativo gerado para ambos! A visão de Prajna aumenta nossa responsabilidade ética e não o contrário ("Vale tudo, se é tudo vazio").



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