Um comentário interessante encaminhado por Wanderson
Budismo

Um comentário interessante encaminhado por Wanderson


O Wanderson, que assina a matéria Relato Espírita de um Budista aqui no BudaNaWeb, entrou em contato para dividir conosco um comentário que chegou através do Blog e a sua resposta.
Primeiro, vamos ao comentário recebido:

"Olá, sou de Sorocaba e sou budista Nichiren há 02 anos, tenho muito o que aprender.
Vi um relato seu no blog do buda na web e gostei bastante.
Eu fui católico não praticante, espirita kardecista, pois minha avó era médium e também participei da seicho-no-ie, mas lá eu conheci o budismo e me apaixonei.
Quando me converti tudo era maravilhoso, falar do budismo, da Lei, participava das reuniões, entre outras coisas, com o passar do tempo, fui desanimando, pois ainda não tive a prova real do Sutra de Lótus em minha vida.
Gostaria de saber de você, se teve a prova real e como foi?
Nas reuniões que vou vejo os relatos e não me convencem, estou um pouco sem fé admito, vou fazer agora neste momento um Daimoku de fé.
 Também gostaria de saber se o Gohonzon é um espelho e podemos polir recitando Daimoku, então quando sentamos em frente ao Gohonzon é o mesmo que ter o Universo inteiro a nossa disposição, me explica um pouco com suas palavras sobre o poder do Gohonzon e do Daimoku.
Obrigado,
Nam Myoho Renge Kyo "
















Aqui tem a resposta do Wanderson:
"Não sei se sou a pessoa mais certa para te orientar, pois sou tão quanto você, um profundo buscador de conhecimento.

Então entenda que o que vou escrever aqui é de opinião própria, são minhas e não falo em nome de nenhuma religião, principalmente o Budismo Nichiren.

Já fui católico e kadercista também. Eu sou médium até hoje, porque mediunidade não é algo exclusivo de religião, é um atributo genuíno e inato do espírito.
A forma como a usamos limita-se a uma religião ou a forma como pensamos.
Estudo Budismo desde uma forte depressão que me acometeu em 2007 e eu tive a prova real na recitação do Daimoku a melhora 100% dela.
Mas vamos explicar, a meu ponto de vista, o que seria uma prova real.
O Budismo não apresenta nada mágico, nada vem de fora, como uma prova, uma benção, uma ajuda, um socorro.
Para ficar mais claro, vou relatar exatamente como tudo aconteceu.

Eu estudava "trigueirinho" em 98 com um amigo que se tornou Budista de Nichiren em 2001. Daí eu comecei a saber da evolução dele.
Em final de 2006 eu já sentia os sintomas da depressão intensificarem, mas não assumia nem para mim que eu precisava de ajuda (psicólogo, médico).
Eu estive com ele nas férias de dezembro/2006 e numa conversa ele escreveu o NMRK num papel para mim.
Em retorno à cidade onde eu fazia faculdade (sete horas de viagem) eu recitei a viagem toda.
Chegando lá, retornei à consulta do psiquiatra para avaliação e pegar a receita do medicamento. Eu já havia passado por três medicamentos e chegava uns três meses e ele perdia o efeito. Como estudante de Psicologia e na época, recentemente eu havia feito um curso extensivo sobre psicofarmacologia para psicólogos eu entendia bem a ação e os princípios dos medicamentos. Só sei que o médico me passou lítio para tomar.
Eu fiquei atordoado, eu sabia o que era o lítio, era o fim do caminho, um doente crônico.
Eu liguei para o Marco, meu amigo e pedi que ele me encaminhasse para uma comunidade Nichiren em Corumbá/MS, a cidade que eu estava.
Eu tomei três comprimidos de lítio, um por dia e no quarto dia eu estive na reunião de bloco. Recitamos mais de meia hora de Daimoku.
Cheguei em casa e dormi muito bem. No dia seguinte, de manhã eu não quis tomar mais o lítio. Tomei uma decisão extremamente errada do ponto de vista médico e psicológico, mas estava decidido.
Comecei a recitar o NMRK sem parar e depois de uns meses (em julho) eu me converti, pois meu relato na época de receber o convite para receber o Gohonzon foi que eu tinha vencido a depressão.
Não foi nada fácil, recitar o mantra me fez ter coragem e muita força de vontade para vencer a doença. Meus principais sintomas eram muita preguiça, dormia demais, tinha insônia para dormir e não queria me alimentar regularmente, tinha desânimo para tudo, até para tomar um banho, então, pensa como era difícil eu ir à faculdade que tinha três turnos.... (manhã, tarde e noite). Minha depressão era atípica, ou seja, não acompanhava sintoma de tristeza.

O Budismo e as pessoas me salvaram. Não foi um milagre, foi uma ação consequente da minha vontade, eu tive que fazer por merecer, se eu não fizesse nada para mudar meu karma eu estava ferrado, ninguém ia me salvar, nem o NMRK, nem o Gohonzon, o meu destino, a minha vida estava nas minhas mãos.

Recitar e frequentar as reuniões me faziam refletir sobre minha vida e entender seus mistérios (A Lei Mística), mas se eu não me esforçasse para ter resultados, eu não teria "prova real" nenhuma da eficácia do Gohonzon, do budismo ou do daimoku.

Por isso o meu relato para o Cesinha no blog, eu tenho um profundo desejo que as pessoas entendam a Lei. É diferente do cristianismo, você se liberta da ilusão maya e descobre a verdadeira vida, a verdadeira felicidade.
Desde 2008 eu sou profundamente feliz, isso significa que já passei por péssimos dias, perdi oportunidades talvez, entrei em dívidas, minha vida terrena não melhorou do dia pra noite, eu vivia devendo e fazendo dívidas, mas não desistia de recitar o Daimoku, mas não esperava "dele" o alívio para minha vida. Se eu não tomasse as rédeas, eu me afundaria mais e mais, só que a diferença estava em que eu continuava profundamente feliz, eu entendia a felicidade que nascera em mim, essa mística felicidade, eu era (e sou) muito grato pela vida. Via em cada coisa, cada erro, cada sofrimento uma oportunidade para o vitória, para meu aprimoramento, para meu despertar, para eu provar (para eu ter prova real) que a Lei, O Gohonzon era de fato verdadeiro. Se eu não passasse por misérias eu nunca saberia dizer se eu realmente sou feliz - independente da situação - a felicidade é o caminho, não a meta.

Como eu poderia estar te contanto tudo isso, se meu relato não fosse de tantos desafios, tantos sofrimentos se eu não tivesse uma prova real do Sutra do Lótus?

O fato de você ter encontrado o Sutra de Lótus e estar se questionando já é uma prova real de sua existência... pense nisso!

Espero do mais nobre de meus sentimentos ter ajudado você a refletir.

Nam-Myoho-Renge-Kyo
Muita boa sorte na sua caminhada.


Atenciosamente,
Wanderson Nunes Ferreira"




E aqui temos a réplica do nosso amigo de Sorocaba:

"Muito obrigado pela sua atenção, gostei demais do seu relato, você assim, como todas as pessoas são as pessoas certas para orientar sim, vc é um bodhisattva da terra, realmente a chave para todos os problemas está em nós, nós temos que admitir isso e ir a luta.
Eu estou passando o pior dos momentos financeiros de minha vida, desempregado, contas e contas, mas isso não é nada, eu tenho família, esposa e duas filhas maravilhosas, todas com saúde, minhas orações sempre foram para ter a prova real na parte financeira, agora sei que isso não importa se não formos felizes, vou ter a minha prova real, abrir o meu coração ao Gohonzon, neste exato momento estou emocionado pois não perdi a esperança e brota em mim a coragem para comprovar os benefícios do budismo.

Muito obrigado,
Nam-Myoho-Renge-Kyo

PS

"O Budismo e as pessoas me salvaram. Não foi um milagre, foi uma ação consequente da minha vontade, eu tive que fazer por merecer, se eu não fizesse nada para mudar meu karma eu estava ferrado, ninguém ia me salvar, nem o NMRK, nem o Gohonzon, o meu destino, a minha vida estava nas minhas mãos."

"Recitar e frequentar as reuniões me faziam refletir sobre minha vida e entender seus mistérios (A Lei Mística), mas se eu não me esforçasse para ter resultados, eu não teria "prova real" nenhuma da eficácia do Gohonzon, do Budismo ou do Daimoku."

Essas palavras que usou é o que eu tentava entender, não adianta nada ficar recitando se não agir, tem que se esforçar.

Obrigado mais uma vez....

Nam Myoho Renge Kyo"



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