VACUIDADE
Budismo

VACUIDADE



VACUIDADE



"Forma é vacuidade.
Vacuidade é forma.

Forma não é outra coisa senão vacuidade.
Vacuidade também não é outra coisa senão forma.
Da mesma maneira, sensações, percepções, fatores condicionantes e modalidades de consciência são vacuidade"
 BUDA


"Aquilo que se origina na dependência de outras coisas não possui natureza própria, é vazio de natureza própria'' NAGARJUNA.

A)4 PROFUNDIDADES DO AGREGADO FORMA:corpos físicos,som,cheiro, tato e sabor,isto é,os objetos das 5 consciências(visual,auditiva,olfativa, tátil e gustatória).


-FORMA É VACUIDADE(profundidade do último):Forma é destituído de natureza própria por ser impermanente e interdependente de ações ou causas e condições,nome, partes ou agregados,base de imputação ou de designação,mente conceitual que realiza imputação;existe,mas não existe da maneira que parece existir, ou seja,independente dos demais fenômenos,de seus componentes,da mente e dos processos conceituais.


-VACUIDADE É FORMA(profundidade do convencional):A Forma como uma manifestação do vacuidade gerado em decorrência da interdependência  de causas e condições(ações,nome,agregados, base de imputação,mente q realiza imputação);Vacuidade como base p manifestação da forma;Forma que surge como nome ou aparência apartir da vacuidade apesar de parecer inerentemente existente.


-FORMA NÃO É OUTRA COISA SENÃO VACUIDADE (profundidade das 2 verdades enquanto mesma entidade):a Forma e a vacuidade são a mesma entidade; a vacuidade é uma característica inerente da forma,ou seja,forma e vacuidade não existem como entidades separadas;objetos convencionais sendo vistos como vacuidade durante meditação.


-VACUIDADE TAMBÉM NÃO É OUTRA COISA SENÃO FORMA(profundidade das 2 verdades enquanto nominalmente distintas):Forma e vacuidade são a mesma entidade,mas com aspecto diferente,ou seja não são idênticas; Forma existe de forma convencional e vacuidade é sua natureza última;A forma aparece à nossa mente porque ela é vazia de existência inerente,não apesar de sua vacuidade.


B)4 PROFUNDIDADES DOS DEMAIS AGREGADOS: profundidade do último, do convencional,das 2verdades enquanto a mesma entidade e das  2verdades enquanto a mesma entidade com aspectos distintos.


-SENSAÇÃO: faz parte do continuo mental, sendo um fator mental acompanhante(que acompanha cada momento da conscienciência) e experencia os objetos após o contato em agradável,desagradável ou neutro;Denpendente relacionado sobretudo do contato entre mente e objeto:pto de encontro que não ocorre inerentemente devido a distância entre mente objeto não premitindo um encontro real entre eles.


-DISCRIMINAÇÃO: também faz parte do continuo mental é um fator mental acompanhante que distingue um objeto do outro,o certo e o errado em função de suas características peculiares;Dependente relacionado  sobretudo de base de imputação.


-FATORES DE COMPOSIÇÃO: inclui os outros fatores mentais acompanhantes:atenção(foco), intensão(direcionamento da mente) e contato(pto de encontro);fatores mentais virtuosos: esforço,fé;fatores deludidos:apego, raiva,ignorância;Dependente relacionado sobretudo de ações.


-CONSCIÊNCIA: constituído pelas 6 mentes primárias do contínuo mental(consciência visual,auditiva, olfativa, gustatitiva,tátil e mental);mente é aquilo que é clareza porque carece de forma e possui o poder de conhecer ou perceber os objetos; Dependente relacionado sobretudo de um contínuo que não existe inerentemente antes do contado do objeto pq depende do objeto para existir;ñ existe durante o contato porque não se funde com ele;e nem existe depois do contato porque o que resta após contato é apenas a ilusão.






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