Budismo
Dhammapada
Dhammapada manuscrito em folha de palmeira(44.5 * 6.5 cm) em caracteres singaleses, a primeira e última páginas aparecem, crê-se ser a mais antiga cópia conhecida. Foto: Cortesia de K. D. Paranavitana, Assistant Archivist, Department of National Archives, Colombo, Sri Lanka.
“Não há mais sofrimento para aquele que libertou-se dos apegos.”
“Abandona a cólera, renuncia ao orgulho, quebra todos os grilhões. Nenhum sofrimento atinge aquele que não se apega ao nome-e-forma da existência fenomenal e que nada considera como seu.”
“O homem agitado pela dúvida, subjugado pelas paixões, atento somente ao prazer, forja para si pesadas cadeias.”
- versos do Dhammapada -
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O Dhammapada - O Justo - Dhammatthavagga
Nesta parte o Dhammapada discore sobre as qualidades e virtudes dos justos e sábios. XIX O JUSTO - DHAMMATTHAVAGGA 256. Não é justo aquele que julga às pressas, ou usa da violência; o sábio serenamente considera o que...
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O Dhammapada - A Ira - Kodhavagga
Nesta parte do Dhammapada, somos orientados a como evitar o renascimento (diário) no quarto estado inferior de existência (mundo), o estado de ira (Shura) XVII A IRA- KODHAVAGGA 221. Liberta-te da cólera, liberta-te do orgulho, quebra...
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O Dhammapada - Xv Felicidade - Sukhavagga
Nesses versos do Dhammapada, o Buddha reafirma como caminho para obtenção da felicidade a eliminação de todos os causadores da inquietação mental (dukka). XV FELICIDADE - SUKHAVAGGA 197. Entre os que odeiam, felizes realmente são os que vivem...
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O Dhammapada - O Mundo - Lokavagga
Nestes versos do Dhammapada temos uma ideia das armadilhas do Samsara, como evitá-las e um pequeno vislumbre dos planos superiores da existência. XIII O MUNDO - LOKAVAGGA 167. Não sigas a via do mal; não cultives...
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O Dhammapada - O Arahant - Arahantavagga
Nesta parte do Dhammapada o Buddha descreve as atitudes e virtudes do Arahant (l.pali) ou Arhat (l.sânscrito). VIIO ARAHANT (18)- ARAHANTAVAGGA (18) . Arahant: aquele que destruiu os 10 grilhões, atingiu a perfeição espiritual; às vezes traduzido...
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