A fonte transbordante de felicidade e benefícios
Budismo

A fonte transbordante de felicidade e benefícios


Gohonzon
A fonte transbordante de felicidade e benefícios
22 DE MAIO DE 2010 — EDIÇÃO Nº 2036

A grande revolução do Budismo Nitiren está no legado do próprio Buda: o Gohonzon, o mais poderoso objeto de devoção e ponto de convergência da prática da fé.

A recitação do Nam-myoho-rengue-kyo diante do Gohonzon, ambientada no cristalino mundo da SGI é caminho direto para a iluminação e fonte de inesgostáveis benefícios

O que é o Gohonzon?

Gohonzon é o objeto de devoção para a observação profunda da mente.
Para quem não tem fé, é apenas um papel comum. Mas para nós, que desejamos a felicidade e apaixonadamente promovemos o Kossen-rufu, é o ponto central da vida. Saber o que está escrito nele não é condição essencial para se obter benefícios.

O importante é a fé pura e resoluta. Esse tipo de fé faz com que os efeitos surjam imediatamente, pois o Gohonzon é o objeto que representa a Lei contida na essência de todas as leis da natureza. Recitar o Nam-myoho-rengue-kyo diante do Gohonzon com sinceridade dá acesso livre e rápido à fonte inesgotável de benefícios.

Como surgiu o Gohonzon?

O Gohonzon é fruto da benevolência, seriedade e sabedoria de Nitiren Daishonin.

O Buda viveu com o único e sério voto de tornar cada pessoa ciente do próprio poder benéfico da revolução humana.

Mais que isso, exigiu de si mesmo uma solução para que todos viessem a atingir o mais alto grau de felicidade que um ser humano pode experimentar: o estado de Buda.

Sua inovadora e sábia solução foi impregnar a própria condição de vida num objeto de devoção formatado para que qualquer ser humano ache em si mesmo a fonte do estado de Buda ao orar o Nam-myoho-rengue-kyo. Sua resposta para isso é o Gohonzon.

Embasamento

Duas frases explicam esse conceito: “O Gohonzon é a cristalização da promessa de Nitiren de possibilitar às pessoas atingirem a iluminação”.

e “Eu, Nitiren, inscrevi minha em sumi, assim, creia no Gohonzon com todo o seu coração”. (END, vol. 1, pág. 276.)

O que ele conseguiu?

Daishonin conseguiu a proeza de condensar a Lei essencial do Universo num pergaminho.

“Eu agora faço desta Lei, que é a fonte de todos os fenômenos, o objeto de devoção.” (Gosho Zenshu, pág. 366).

Ele perpetuou um ensino que conduz as pessoas a atingirem o estado de Buda.

Simplificando

Daishonin tinha benevolência à prova de todas as coisas e foi capaz de representar a própria Cerimônia do Ar descrita por Sakyamuni na forma de Gohonzon para que pessoas comuns, como nós, possam acessar rapidamente a mesma condição iluminada que a dele.

Se diariamente recitar corretamente o Nam-myoho-rengue-kyo diante do Gohonzon, naturalmente o estado de Buda passa a tornar o estado básico de vida.

Diretamente com a Lei

Uma prática religiosa correta precisa colocar o indivíduo em contato direto com a Lei.

E Nitiren tinha o desejo de dialogar, compartilhar e ensinar pessoalmente o caminho da iluminação para todas as pessoas de todas as épocas.
Ele não aceitava que a felicidade absoluta precisasse de intermediários e queria mostrar um caminho direto e certeiro.
“O Buda é uma pessoa que luta continuamente para abrir os olhos das pessoas e conectá-las diretamente com a Lei.”

O Gohonzon é, então, como uma carta preparada pelo Buda diretamente para você.
É como se o próprio Buda estivesse na sua frente, ensinando a ser um buda e a jamais desistir de lutar. “O presidente Toda reverenciava o Gohonzon como se o próprio Nitiren Daishonin estivesse diante dele.” .

Sendo direto

Jossei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, dizia de maneira direta: “O que vem a ser a iluminação nos Últimos Dias da Lei?

É acreditar sinceramente no Gohonzon. A própria fé no Gohonzon é o mesmo que atingir a iluminação.” Mas que fé é essa?
“É aquela fé na qual não importando o que aconteça se mantém firme sempre.” (Brasil Seikyo 1472, 8/8/1998, pág. 3).

Por que o Gohonzon é representado pela escrita?

A escrita é a melhor maneira de expressar e transmitir o sentimento do coração.
“O atributo invisível do coração ou da mente pode ser melhor expressado por meio das palavras. Daishonin diz: ‘As palavras expressam e transmitem, por meio da voz, os sentimentos que abrigamos no coração.’ (Gosho Zenshu, pág. 563.)

As palavras podem ser registradas e transmitidas por meio da escrita também. Os sutras registram e transmitem na forma escrita a vida do Buda.”

Emprestar a voz


A forma gráfica é a única capaz de representar o Buda em sua totalidade. Segundo os escritos, um buda é dotado de 32 características.
Dentre elas, a “voz pura e de longo alcance” é a única invisível e permanece latente até que o praticante empreste o som da sua própria voz para dar forma concreta à voz do buda.
Ao recitar o “Daimoku de juramento”, emprestando a voz, é a chave para entrar em fusão com Gohonzon.

O Gohonzon poderia ser uma pintura, uma estátua ou imagem?

Não. O efeito não seria o mesmo. O presidente Ikeda explica: “A forma de apreciar uma pintura ou uma escultura é muito subjetiva, difere de pessoa a pessoa. É uma tendência do ser humano deixar-se atrair pela forma ou expressão estética que tem ante os olhos, e isso é um obstáculo para entender a verdade que essa forma representa. Os sutras registram e transmitem na forma escrita a vida do Buda.”


O comportamento diante do Gohonzon

É fundamental orar com fé de que você tem poder igual ao do Buda e com o sentimento de promover o Kossen-rufu, isto é, propagar o budismo para a felicidade de outras pessoas.
O Kossen-rufu é a representação concreta do Nam-myoho-rengue-kyo como centro da vida, porque se reconhece o estado de Buda na vida de todas as pessoas. Kossen-rufu é o viver, o exercício diário de um buda, é executar o conteúdo do Gohonzon, é manifestar o poder do Gohonzon na vida diária.

Orar com a mesma intenção do Buda
Recitar Daimoku sem a intenção do Kossen-rufu é como acumular uma grande riqueza sem usufruí-la.
Dedicar-se ao Kossen-rufu é empregar a força do Gohonzon de forma máxima na vida diária.
Apegar-se unicamente às questões pessoais é limitar esse poder.
Ações concretas
“O Gohonzon incorpora a benevolência do Buda.

Porém, se orarmos diante dele sem agir concretamente em prol do Kossen-rufu, a imensa benevolência de Nitiren jamais permeará nossa vida. 
 
Somente quando manifestamos o “mesmo espírito de Nitiren” e nos tornamos “discípulos de Nitiren”, ou seja, quando nos levantamos com a mesma determinação de Nitiren pelo Kossen-rufu, é que essa imensa benevolência flui em nossa vida como um grande rio.”

Fé ideal

Orar diante do Gohonzon com uma fé ideal abre os canais dos benefícios e da energia vital abundante.
A fé ideal é acreditar que todas as pessoas são a manifestação do Nam-myoho-rengue-kyo.


É acreditar que todos têm o estado de Buda! Isso gera um comportamento natural de respeito máximo, assim como Nitiren. Praticar assim amplia a vida ao não permitir uma prática restrita a si mesmo.

É tal como assumir um comportamento coerente com o que está escrito no pergaminho. “A configuração do Gohonzon sugere a igualdade e a nobreza de todas as pessoas.

O Gohonzon tem o poder de gerar harmonia e cooperação, e de acabar com divisões e conflitos.”

Fonte que jamais seca

O benefício do Gohonzon é inesgotável.

É tão ilimitado e absoluto que não dá sequer para compará-los aos benefícios que recebemos ao longo de nossa prática até o presente momento.


A mudança do destino da humanidade é o benefício supremo do Gohonzon, e o que torna isso possível é a fé da Soka Gakkai.

Chegou o momento de nossa rede de Bodhisattvas da Terra, que hoje se estende a 192 países e territórios, revelar o extraordinário poder benéfico do Gohonzon e dissipar a escuridão e a ilusão que envolvem o mundo.”

Gohonzon e benefícios

A SGI possui mais de 12 milhões de membros, pessoas encantadas diante das ilimitadas possibilidades que surgem quando se recita, em sintonia com o Mestre, o Daimoku diante do objeto de devoção de Daishonin.

E é natural o desejo ardente de propagar a Lei para cada vez mais pessoas. Afinal, “o Gohonzon (Nam-myoho-rengue-kyo) tem o poder de revelar em todas as pessoas a natureza de Buda; contém todos os benefícios e abarca todas as capacidades; e, além disso, tem o poder revitalizador de libertar todas as pessoas de seu carma negativo e sofrimentos.

Em síntese, tem a capacidade de possibilitar cada pessoa a manifestar seu máximo potencial. É o ensino da vitalidade e da própria vida.”



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