O DHAMMAPADA - O BUDDHA - BUDDHAVAGGA
Budismo

O DHAMMAPADA - O BUDDHA - BUDDHAVAGGA




Nestes versos estão contidas as várias chaves para a atingir a budeidade.




XIV
O BUDDHA- BUDDHAVAGGA



179. Aquele cuja vitória (sobre as paixões) em todos os tempos nunca foi ultrapassada nem mesmo igualada, o Supremo Desperto, que está na esfera ou no domínio que nada pode limitar,  como despistá-lo, a ele que não deixa pegadas?

180. Aquele que se libertou do desejo e da cobiça, a quem mais nada pode seduzir, como perturbá-lo, por qual meio surpreendê-lo, a ele que não deixa pegadas?

181. Até os próprios seres divinos admiram os que se deleitam na Renúncia (Nirvana) tal como os Plenamente Atentos - os Buddhas.

182. Difícil é nascer como ser humano. Difícil é viver esta vida mortal. Rara é a oportunidade de ouvir a Verdadeira Lei (Dhamma). Raro é o nascimento de um Buddha.

183. Abster-se do mal, fazer o bem e purificar a mente, este é o ensinamento de todos os Buddhas.

184. A paciência, a indulgência e a austeridade são as melhores práticas ascéticas que levam ao maior bem, o Nirvana. O verdadeiro discípulo a ninguém maltrata, nem o verdadeiro asceta a ninguém ofende.

185. Abster-se de palavras ou ações más, não prejudicar seres vivos, ser moderado no comer e no dormir, viver retirado e exercitar-se na profunda meditação - estes são os ensinamentos dos Buddhas.

186. Nem mesmo uma chuva de moedas de ouro poderia estancar a sede dos desejos, pois eles são insaciáveis e geram dor: eis o que vê o sábio.

187.  Como o sábio pode achar alegria mesmo nos prazeres celestiais? Quando os desejos se vão, vem a alegria. Os seguidores de Buddha conhecem esta verdade e se deleitam na extinção dos desejos.

188-189. Possuídos pelo medo por toda a parte, muitos buscam refúgio seguro nas montanhas, nas florestas e nas capelas, mas não o encontram. Estes não são os refúgios que libertam o homem do sofrimento.

*Verdadeira Lei: a verdade sobre o nosso ser.

190-191-192. Aquele que se refugia no Buddha, no Dhamma e no Sangha (25), percebe claramente a sabedoria das Quatro Verdades:  dukka (inquietação mental) , a origem de dukka, a cessação de dukka e o Óctuplo Caminho que conduz à cessação de dukka.

Em verdade, este é o Supremo Refúgio. Recolher-se nele é libertar-se de todo sofrimento.

(25) Buddha, Dhamma e Sangha: chamados  Os Três Componentes do Budismo, ou Três  Refúgios- Tisarana - : significa literalmente “Os Três Tesouros, Jóias, Gemas, etc.” São o Buddha, ou seja, o Esclarecido, o Iluminado; o Dharma/Dhamma, ou seja, os ensinamentos do Buddha, a Doutrina, Verdade, Lei: e o Sangha, isto é, a Ordem, Comunidade dos discípulos, eclesia budista. Os três componentes do Budismo são inter-relacionados: o Buddha ensinou e exemplificou o Dhamma, isto é a Doutrina que, subseqüentemente, foi ensinada e exemplificada por seus seguidores; tanto na qualidade eclesiástica, quanto na leiga, inclinaram-se a idealizá-lo como unidade cósmica, não condicionada, ou mente completamente iluminada, mais do que a lembrar-se dele historicamente, criando o Sangha, ou seja, a Comunidade. Sangha refere-se a : a) Ordem dos Seres Nobres, Santos (Ariya Sangha); b) Ordem dos Monges (Bhikkhu Sangha). Um Ser Nobre - Ariya - pode ser tanto um monge (bhikkhu), ou monja (bhikkhuni), como um ser divino - Deva - ou um leigo (upãsaka) ou leiga (upasika); significa um estado mental no Caminho da Realização.

193. Raros são os que têm a visão da Verdade*; um Buddha não nasce em qualquer parte e, onde nasce, prosperam felizes os que o rodeiam.

*Verdade, Doutrina, Lei, Dhamma: a verdade sobre o nosso ser.

194. Abençoada é a aparição dos Buddhas e a divulgação dos seus ensinamentos. Abençoada é a comunidade unida e harmoniosa dos discípulos.

195 - l96. Não há mérito comparável ao do homem que reverencia um Buddha, ou seus discípulos, estes que deixaram a margem do sofrimento, superando todos os obstáculos, e passaram para a outra margem.



Fonte: http://www.radionovoshorizontesfm.com/caminhodoceu/recomendo/dhammapada.pdf

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