Budismo
O Sutra do Lótus, seu estudo, leitura,entendimento, compreensão e transmissão.
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Antigo manuscrito indiano O Ioga Sutra |
O SUTRA DO LÓTUS, SEU ESTUDO, LEITURA, ENTENDIMENTO, COMPREENSÃO E TRANSMISSÃO.
Como já abordei numa outra postagem, a exigibilidade para realmente compreendermos o sentido do Sutra do Lótus, é a de darmos credibilidade às “palavras do Buddha” ali inscritas, essa credibilidade não deve ser fundamentada somente através do estudo do “Sutra do Lótus”, mas também pela sua prática, essa por sua vez deve transpor as barreiras da simples prática litúrgica, através da recitação diária dos capítulos essenciais, para cada dia mais fazerem parte das nossas práticas quotidianas de vida, em nosso ambiente social, laboral e principalmente familiar. E esse intento só poderá ser coroado de sucesso se for alicerçado pela “fé”, essa sim, no sentido de crer com: corpo, espírito e coração; que as palavras e a mensagem contidas no sutra, são a verdadeira representação da intenção do Buddha para conosco, em instruir-nos de como atingirmos rapidamente a budeidade.
Por isto devemos sempre que nos dedicarmos a leitura e transmissão do sutra, termos em mente o seguinte:
– A época e local em que esse sutra foi enunciado, e por quem.
A época esta situada por volta de 500 a.e.c. a 400 a.e.c., portanto cerca de dois mil e quinhentos anos atrás, ou seja na remota antiguidade e na região dos antigos reinos do norte da Índia. Nessa época os ensinamentos renovadores, eram transmitidos verbalmente, pois além da maior parte da população não ser alfabetizada, não havia técnicas de impressão em grande quantidade. Os documentos, livros, escrituras sagradas e etc. eram inscritos, então, nessa região do globo, em fibras vegetais ou em pequenas tábuas de madeira leve, que eram atadas umas às outras por fios, também de origem vegetal, o que deu origem ao termo que os designa: “Sutra” (do sânscrito Sutra, costurado, conectado com), portanto é fácil concluir que não havia a menor possibilidade de se fazer, através de sutras, a transmissão escrita, para a grande massa de crentes que buscavam esses ensinamentos. Então para que sua mensagem, puramente verbal, fosse mais facilmente compreendida pelos ouvintes, ela devia estar inserida no contexto sócio-religioso vigente, utilizar-se de figuras de linguagem próprias desse universo cultural e como um terceiro artifício, usado para a aumentar a facilidade de memorização dos textos, eles eram geralmente depois de sua pregação em prosa, transformados em versos de grande beleza poética e voltavam a ser novamente, dessa forma, pregados a todos. A primeira pessoa a enunciar os ensinamentos hoje contidos no Sutra do Lótus, foi Siddhartha Gautma “O Buddha”, que além de haver se tornado “O Desperto” , “O Iluminado” (significados literais do termo em sânscrito Buddha) era originalmente por nascimento um príncipe, filho de um grande soberano dessa região o rei Suddhodana, herdeiro real do clã dos Shakyas, e portanto pertencente a casta dos Brâmanes e versado em todos os assuntos relacionados a ela.
Por todo esse conjunto de causas e consequências o Sutra do Lótus, que já originalmente possuía uma linguagem característica e toda especial, chegou aos nossos dias no formato que conhecemos, pois se somarmos a todos esses fatos, ainda o de que sua transcrição para o formato escrito, foi efetuada somente cerca de cem anos após seu enunciado verbal, primordialmente feito pelo próprio Buddha e depois por seus discípulos (após a extinção do Buddha), e que seu texto original em sânscrito foi posteriormente, além de para outras línguas, traduzido em no mínimo tres versões para o chinês clássico, por volta do ano 400 e.c. e atravessou esses mil e seiscentos anos, sendo interpretado e traduzido para diversas outras línguas, tanto orientais como ocidentais, ele não pode, de maneira nenhuma, ser interpretado de forma estritamente literal, pois se assim o fizermos corremos o risco de além de não compreender sua mensagem, passarmos a idéia, às pessoas para as quais o transmitamos pela primeira vez, de que ele não passa, no mínimo, de uma obra de ficção mitológica.
Portanto através dessa postagem gostaria de propor a todos o seguinte:
Por não ter a pretensão de que minhas interpretações sejam as mais corretas e precisas e que se somadas a outras interpretações possam aproximar-se mais ainda da correição, gostaria de receber através dos comentários, a interpretação dos leitores deste blog, para as diversas figuras, das mais simples às mais complexas contidas no sutra, por exemplo:
A Torre de Tesouros, as oferendas realizadas aos Buddhas, os bodhisattvas exteriores ao mundo saha, as figuras dos seres celestiais, as criaturas tais como asuras, garudas e etc. e muito mais.
Se isso se concretizar, nos próximos dias estarei postando uma matéria a respeito desse tema:
A INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM DO SUTRA DO LÓTUS
Obrigado
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